São Paulo, domingo, 24 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biblioteca básica

São Paulo Anotações

CLAUDIA ANDUJAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

O livro de fotografia "Anotações", de George Love, foi publicado em 1982. Fotógrafo americano radicado no Brasil, em 1966, por 16 anos. Conhecido por uma fotografia autoral, de vanguarda, procurando ser pouco invasor com imagens furtivas. Em busca de seu lugar, qualquer lugar em que se sentisse à vontade. Ruas frenéticas no meio da desordem, paisagens sombrias, pessoas anônimas, precipitando-se em ruas caóticas, uma São Paulo em expansão. O anonimato animado de gente, muita gente, na sombra de si mesmos, sem caras; uma São Paulo em construção.
Como o próprio George Love coloca, "são fotografias feitas entre setembro de 1966 e 1982; atravessando o tempo desde o momento em que, pela primeira vez, tentei um contato com essa cidade para mim estranha e intimidadora, até quando ela e eu fizemos as nossas pazes, embora não sem alguma estranheza mútua. O livro cruza quatro fases-facetas da vida que tive aqui. Uma de formalismo, abstrações, planas e exposições múltiplas; outra jornalística; uma terceira de introspecção -uma foto de águas claras, com uma sombra mal definida, retrata minha própria sombra-; e por fim algo mais simples, casual, um desejo de falar com outros e de escutar -a passagem do tempo. Gatos brincando falam muito da minha filosofia do momento. Mais uma página, o dia termina e, com ele, o livro".


Claudia Andujar é fotógrafa, autora de "A Vulnerabilidade do Ser" (Cosacnaify) e "Yanomami" (DBA).

A obra
"São Paulo - Anotações", de George Love, 166 págs., ed. Eletropaulo (esgotado).


Texto Anterior: Ponto de fuga - Jorge Coli: Um círculo virtuoso
Próximo Texto: + cultura: Kierkegaard em Dogville
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.