São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Potter" e "O Senhor dos Anéis" chegam às telas

da Redação

Além de "Harry Potter", cujos direitos para filmagem foram comprados pela Warner e que terá como diretor Chris Columbus, de "Esqueceram de Mim", outro enorme sucesso da literatura infanto-juvenil britânica está prestes a chegar às telas: a trilogia de "O Senhor dos Anéis", do escritor, filólogo e linguista J.R.R. Tolkien (1892-1973), está atualmente em fase de filmagens, na Nova Zelândia. Os filmes baseados na trilogia (editada em português pela Martins Fontes, R$ 37,50 cada) têm estréias previstas, respectivamente, para o Natal de 2001, o de 2002 e de 2003 nos EUA. É a primeira tentativa de fazer um "blockbuster" (com orçamento aproximado de US$ 150 milhões, para os três filmes) a partir da obra de Tolkien, vista por muitos produtores até então como excessivamente complicada.
Também há o medo de desagradar à legião de fãs: desde seu lançamento, em meados dos anos 50, os livros já venderam mais de 50 milhões de cópias, publicadas em mais de 25 idiomas diferentes.
A trama dos livros poderia ser resumida como a saga do "hobbit" Frodo Baggins para destruir um certo anel e derrotar aquele que o forjou, Sauron, o lorde Negro de Mordor. Isso tudo acontece em um mundo fantástico, no qual habitam diferentes raças e criaturas, a Terra Média. O papel do protagonista, Frodo, caberá a Elijah Wood (de "Tempestade de Gelo"), e o filme ainda conta com sir Ian McKellen, como Gandalf, Cate Blanchett, como Galadriel, e Liv Tyler, como Arwen. A direção é do neozelandês Peter Jackson (que fez "Almas Gêmeas" e só um filme em Hollywood, "Os Espíritos"). O filme está sendo esperado por fãs no mundo inteiro, e teve seu trailer baixado por 1,7 milhão de pessoas no dia em que foi colocado à disposição no site oficial, www.lordoftherings.net.


Texto Anterior: Stephen King: Diversão vibrante e alto-astral
Próximo Texto: Lançamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.