São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2006 |
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A felicidade não se compra
Fenômeno cultural, tema extrapola
os manuais
de auto-ajuda
e passa a ser
valorizado
nas universidades
Uma narrativa muito mais abrangente, e escrita de modo mais gracioso, sobre a evolução do pensamento humano em relação à felicidade nos é oferecida por Darrin McMahon, professor de história na Universidade Estadual da Flórida, em "The Pursuit of Happiness - A History from the Greeks to the Present" [A Busca da Felicidade - Uma História, dos Gregos até o Presente, Allen Lane, 560 págs., 25 libras, R$ 100]. Ele demonstra cautela com relação a alguns dos pensadores mais recentes quanto à felicidade: "O mais provável é que as recentes "revelações" dos psicólogos devam ser tratadas como menos genuinamente reveladoras do que eles e os departamentos de publicidade de suas editoras gostariam que acreditássemos". Mesmo assim, ele reconhece que muitos dos novos estudos "oferecem indicações empíricas quanto ao processo de busca da felicidade, cujo ritmo acompanhamos em contextos menos clínicos ao longo de mais ou menos 25 séculos". Correndo atrás Um dos psicólogos que McMahon menciona é provavelmente o mais divertido dos estudiosos acadêmicos da felicidade -Daniel Gilbert, professor da Universidade Harvard e autor de "Stumbling on Happiness" [Tropeçando em Felicidade, Harper Press, 277 págs., 14,99 libras, R$ 60]. Gilbert se especializa em "prospecção", o estudo da maneira pela qual pensamos sobre o nosso futuro. Gilbert descarta rapidamente a idéia de que os antigos detêm o monopólio sobre a sabedoria com relação à felicidade, em parte porque as vidas deles eram fundamentalmente diferentes das nossas. Como diz, nós raramente pensamos sobre o fato de que quase todos nós temos três grandes decisões a tomar: onde viver, o que fazer e com quem casar. Mas estamos entre os primeiros seres humanos a exercer esse direito de escolha. Ao longo da maior parte da história documentada, as pessoas viviam na região em que nasciam, faziam o que seus pais faziam (filhos de moendeiros trabalhavam em moinhos; filhos de ferreiros trabalhavam em ferrarias) e se casavam de acordo com suas religiões, castas ou da geografia.
As revoluções agrícola, industrial e tecnológica deflagraram uma explosão de liberdade pessoal que nossos ancestrais nunca exerceram e, como diz Gilbert, "pela primeira vez a felicidade está em nossas mãos". O problema é que, como diz Gilbert, o cérebro humano está pateticamente mal equipado para decidir o que fazer a fim de obter a máxima felicidade. Somos apenas, ele argumenta, animais cujos cérebros conseguem imaginar o futuro. "Até que um chimpanzé chore quando pensar na idéia de que envelhecerá sozinho ou sorria pensando em suas férias de verão ou recuse um doce porque não pode usar calção sem revelar as gordurinhas", os seres humanos sempre se distinguirão pela capacidade de imaginar que caracteriza os nossos cérebros. Mas não imaginamos muito bem quando se trata de pensar sobre a felicidade futura. Poderíamos aproveitar as experiências e conselhos alheios, mas isso não acontece, em parte porque cada um de nós acredita ser terrivelmente especial. Como demonstram diversos estudos citados por Gilbert, os jovens norte-americanos esperam viver mais, ter casamentos mais longos e viajar mais vezes à Europa do que a média real de suas faixas etárias. Eles também acreditam que as chances de gerar um filho com dotes excepcionais, adquirir casa própria ou ler seu nome nos jornais são maiores que as chances de sofrer um acidente de automóvel ou contrair uma doença venérea (o resto do mundo não é tão otimista quanto os EUA, mas ainda assim acreditamos que nossos futuros serão melhores do que os dos nossos coetâneos). "Habituação" De modo semelhante, continuamos a nos esforçar para adquirir carros maiores ou amantes melhores, mesmo quando a experiência nos ensina que nos adaptaremos rapidamente aos novos encantos e que eles não nos tornarão mais felizes. "Os psicólogos definem esse processo como "habituação", os economistas empregam o termo "utilidade marginal declinante" e o resto de nós usa a palavra "casamento'", diz Gilbert. Também imaginamos que nossa miséria será muito maior do que muitas vezes de fato é, quando nos acontecem coisas que tememos ou abominamos, seja a morte de um cônjuge ou paralisia do pescoço para baixo. Por isso, cremos em Humphrey Bogart quando diz a Ingrid Bergman [em cena de "Casablanca"], na pista do aeroporto, que, se ela não entrar no avião com o marido Victor, se arrependerá "pelo resto da vida". Na opinião de Gilbert, ela teria sido no mínimo igualmente feliz caso ficasse com Bogey, o homem que realmente amava. Mas, para a palavra final quanto ao confronto entre os pensadores antigos e modernos da felicidade, devemos voltar a "A Hipótese da Felicidade", de Haidt. Ele explorou de que modo o pensamento tradicional quanto à felicidade se compara às pesquisas empíricas mais recentes. Haidt é psicólogo, mas não desdenha de modo nenhum os ensinamentos de Buda ou Confúcio. Confúcio, por exemplo, estava certo ao insistir em reciprocidade, o princípio de fazer aos outros o que desejamos que façam por nós. As pesquisas demonstram repetidamente, diz Haidt, que esse tipo de comportamento é vital para animais sociais como os seres humanos. Vida longa Mas as idéias budistas e estóicas de que a felicidade pode ser obtida por meio do distanciamento ou da indiferença emocional são mais difíceis de acatar hoje em dia. Ecoando Gilbert, ele afirma que essas idéias talvez fizessem sentido para o passado turbulento no qual os pensadores antigos viveram, com a vida sujeita aos caprichos de reis belicosos ou de imperadores romanos volúveis. Mas já não vivemos dessa forma: "Pela primeira vez na história da humanidade, a maior parte das pessoas [em países ricos] vive mais de 70 anos e não vê alguns de seus filhos morrendo antes dela". Além disso, ele cita estudos psicológicos recentes que demonstram que algumas coisas realmente tornam os seres humanos mais felizes, e pelas quais vale a pena lutar: por exemplo, a percepção do controle sobre a própria vida. Em um estudo famoso, dois grupos de moradores em casas de repouso receberam benefícios adicionais -plantas em seus quartos, filmes exibidos uma vez por semana-, mas sob condições diferentes. Um dos grupos podia escolher as plantas e decidir em que noite o filme seria exibido; o outro não. Passados 18 meses, o grupo com mais controle demonstrava saúde melhor e metade do índice de óbitos do outro grupo. De maneira semelhante, ficou provado que relacionamentos fortes reforçam o sistema imunológico, prolongam a vida (por mais tempo que abandonar o fumo), aceleram a recuperação depois de cirurgias e reduzem o risco de depressão ou de distúrbios relacionados à ansiedade. O distanciamento certamente parece um caminho bem menos seguro para a felicidade, em comparação. De pai para filho Mas uma das constatações significativas que Haidt menciona talvez seja também a maior fonte de desânimo sobre o assunto: a felicidade aparentemente demonstra surpreendentes traços hereditários. Os pesquisadores acreditam que entre 50% e 80% da variação entre os diferentes médios níveis de felicidade que as pessoas ostentam pode ser explicada por seus genes, e não pelas experiências de vida pelas quais elas passam. É fácil compreender o motivo quando consideramos o caso citado por Haidt sobre as chamadas "gêmeas risadinhas", Barbara Herbert e Daphne Goodship. Ambas deixaram a escola aos 14 anos, conheceram seus futuros maridos aos 16, sofreram abortos ao mesmo tempo e mais tarde tiveram, cada qual, dois meninos e uma menina. As duas tinham medo de sangue, tomavam café frio e tinham o hábito de esfregar o nariz com a palma da mão. Como Haidt aponta, nada disso seria motivo de espanto se não soubéssemos que foram separadas ao nascer e só vieram a se conhecer aos 40 anos de idade e compareceram ao encontro usando roupas muito parecidas. Ambas tinham personalidades notavelmente felizes, e o hábito de cair na risada sem conseguir completar a sentença. Haidt diz que elas "ganharam na loteria do córtex", porque tinham mais atividade no córtex frontal esquerdo de seus cérebros, o que faz delas "canhotas" em termos de atividade cerebral e, portanto, menos sujeitas a ansiedade e mais capazes de se recuperar de experiências negativas, da infância em diante. Em outras palavras, não importa quanto ganhemos, quão bem nos casemos tampouco o grau de virtude que exibamos na vida: a busca da felicidade terminará sendo decidida, pelo menos em parte, pelos genes com que chegamos ao mundo. Jamais poderemos saber o que Platão ou Aristóteles pensariam sobre essas descobertas. E talvez o fato de saber esse tipo de coisa não nos torne mais felizes. Mas elas certamente revelam tanto sobre o duradouro desejo humano de felicidade quanto os ensinamentos de sábios que viveram vidas tão diferentes das nossas há mais de 2.000 anos. Este texto foi publicado no "Financial Times". Tradução de Paulo Migliacci. ONDE ENCOMENDAR - Livros em inglês podem ser encomendados no site www.amazon.co.uk Texto Anterior: Saem no Brasil "Os Papéis de Picasso", de Rosalind Krauss Próximo Texto: + autores: Letras à míngua Índice |
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