São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Et + cetera

A ciência sob a ocupação alemã
"Savants sous l'Occupation" (Sábios sob a Ocupação, ed. Seuil, 250 págs., 21 euros), de Nicolas Chevassu-au-Louis, reconstitui a vida de 12 cientistas pesquisando na França sob a ocupação (1940-44). Divididos entre a adesão ao governo de Vichy e a simpatia pela Resistência, os "12 sábios" tiveram que lidar com a abrupta reestruturação do sistema de pesquisa, a mobilização dos laboratórios para enfrentar a penúria das condições de trabalho e o incontornável anti-semitismo do Estado.

Cabeça em desordem
"Remembering Trauma" (Belknap/Harvard University Press, 420 págs., US$ 35), de Richard J. McNally, discute os efeitos que o trauma psicológico provoca sobre a memória -"uma obra que deve se tornar uma leitura padrão na área", diz Frederick Crews, professor em Berkeley, no "New York Review of Books". O livro discute se "a memória do trauma se mantém apartada da memória "normal'" e se "a desordem da memória ocorre por razões naturais ou se é uma construção cultural".

O amor nos tempos do ciberespaço
Primeiro estudo de peso a analisar os relacionamentos afetivos na era da internet, "Love Online - Emotions on the Internet" (Cambridge University Press, 239 págs., 18,99 libras), de Aaron Ben-Ze'ev, acaba de sair na Inglaterra. Professor em Haifa (Israel), Ben-Ze'ev discute questões como: por que pessoas que não se conhecem partilham segredos, quais são as regras desses relacionamentos ou como as relações on-line podem modificar a natureza dos relacionamentos românticos.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + sociedade: O adeus à verdade dos fatos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.