UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Palestras abordam clássicos e o amor
Sediado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade (tel. 0/xx/11/3241-3459), o Colégio de São Paulo está promovendo dois ciclos de palestras que versam, respectivamente, sobre os temas "Clássicos da Literatura Universal" e "Filosofia e Cotidiano". Estão previstas, dentro do primeiro curso, exposições como a dos professores Luiz Costa Lima (sobre Conrad) e Jorge Schwartz (que trata de Borges). No outro ciclo, o "amor" é tema comum às palestras de Bento Prado Jr. e Olgária Matos.


Depressões e denegações intelectuais
"Eu desisti dos estudos africanistas por me deprimir com o que estava acontecendo com os povos de lá e com minha inabilidade para explicar isso e para fazer algo." Assim o inglês Gavin Kitching explica -em ensaio que gerou forte polêmica há dois anos e que é discutido no novo número da "African Studies Quarterly"- por que abandonou o campo de estudos em que foi pioneiro. Ele diz que os experts insistem em não ver a culpa das elites locais na tragédia do continente.


O nebuloso "day after" da guerra
A "democratização" do Iraque pós-Saddam é tema de polêmica em recente edição da "Prospect". O ensaísta Adam Garfinkle, por exemplo, cita e aprova a tese de Henry Kissinger, para quem os EUA correm grave risco de revanches se insistirem em impor mudanças indesejadas pela população local. Já Fouad Ajami, professor da Universidade Johns Hopkins, diz que uma ação ocidental pró-democracia traria à região benefícios comparáveis ao caso do Japão após a Segunda Guerra.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + comportamento: As revoluções da máquina de costura
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.