São Paulo, domingo, 30 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ livros Mais vendidos
"A Arte da Felicidade", do Dalai Lama, chega ao primeiro lugar em não-ficção e deixa "Mar sem Fim", de Amyr Klink, em segundo; "Harry Potter" segue líder em ficção
Espiritualidade lidera em não-ficção

da Redação A Arte da Felicidade", do Dalai Lama, lidera o ranking Datafolha dos livros mais vendidos do mês de junho, no gênero não-ficção. A obra reúne palestras dadas pelo líder espiritual tibetano em uma série de encontros ocorridos na Índia e nos Estados Unidos. O livro do ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1989 deixou em segundo lugar "Mar sem Fim", do navegador brasileiro Amyr Klink. Na terceira colocação do ranking de não-ficção está "O Livro das Religiões", o mais recente lançamento do norueguês Jostein Gaarder, de "O Mundo de Sofia". Já entre os livros de ficção, a liderança permanece com "Harry Potter e a Pedra Filosofal", primeira obra da série infanto-juvenil da escocesa J.K. Rowling, que já está em seu quarto título na Inglaterra e EUA. Destaque, também em ficção, para a presença na lista Datafolha de dois romances psicografados -"Quando Chega a Hora", de Zibia Gasparetto, em segundo lugar, e "Violetas na Janela", de Vera Lúcia M. de Carvalho, na quinta colocação. Tanto "A Arte da Felicidade" quanto "Harry Potter e a Pedra Filosofal" também lideram, respectivamente em não-ficção e ficção, o ranking Datafolha dos livreiros.

Como é feita a pesquisa
O levantamento Datafolha dos livros mais vendidos foi realizado em 18 livrarias distribuídas geograficamente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Elas foram selecionadas de forma a representar as principais redes e livrarias sem filiais. Na seleção também foi considerada a localização da loja -se em shopping, aeroporto ou rua.
A metodologia utilizada foi a do flagrante de compra -abordagem do entrevistado logo após a aquisição.
As entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 29 de junho e 1º de julho durante o horário de funcionamento das lojas. Foram entrevistados 1.163 compradores, que adquiriram 1.686 exemplares (média de 1,4 livro por comprador).
As livrarias consultadas foram: Belas Artes, FNAC (duas lojas), Laselva, Livraria da Vila, Nobel, Saraiva (duas lojas) e Siciliano (duas lojas), em São Paulo; Eldorado, Letras e Expressão, Saraiva (duas lojas), Siciliano (duas lojas) e Sodiler (duas lojas), no Rio de Janeiro.
Já o ranking dos livreiros foi feito a partir de listagens fornecidas por 14 livrarias do eixo Rio-São Paulo, entre 22 de junho e 3 de julho. As livrarias foram selecionadas de modo a representarem as principais redes e livrarias sem filiais.
As sondagens foram realizadas pela Gerência de Roteiros Culturais do Datafolha.



Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Ficção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.