São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONHEÇA

Saiba a seguir quais são os participantes da seção "Brasil 500 d.C.", publicada semanalmente no Mais! O título da seção -que traz artigos de intelectuais brasileiros sobre temas nacionais e internacionais- refere-se aos 500 anos da descoberta do Brasil por Cabral, que serão comemorados em 2000.

Bento Prado Jr., filósofo, nasceu em Jaú (SP) e é professor na Universidade Federal de São Carlos (SP), cidade onde vive. É também professor emérito da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros, "Presença e Campo Transcendental - Consciência e Negatividade na Filosofia de Bergson" (Edusp) e "Filosofia da Psicanálise" (Brasiliense).

Evaldo Cabral de Mello, historiador, nasceu em Recife e vive no Rio de Janeiro. Diplomata aposentado, representou o Brasil nos EUA, Espanha, França, Suíça e Portugal. É autor de "Rubro Veio" (Topbooks), "Olinda Restaurada" (Topbooks) e "O Negócio do Brasil - Portugal, os Países Baixos e o Nordeste, 1641-1669" (Topbooks), entre outros livros.

Hermano Vianna, antropólogo, nasceu em João Pessoa e vive no Rio de Janeiro. Tem pesquisado sobretudo as manifestações musicais brasileiras e seus vínculos com a definição da nacionalidade em um mundo complexo. Publicou "O Mundo Funk Carioca" (Zahar) e "O Mistério do Samba" (Zahar/UFRJ), sobre a adoção nacionalista do gênero musical.

José Murilo de Carvalho, historiador, nasceu em Piedade do Rio Grande (MG) e vive no Rio, onde é professor titular de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor, entre outros, de "Construção da Ordem" e "Teatro das Sombras" (Relume-Dumará). Recentemente publicou a coletânea de ensaios "Pontos e Bordados" (Ed. da UFMG).

Jurandir Freire Costa, psicanalista, nasceu em Recife e é professor de medicina social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, cidade onde vive. Atualmente estuda as construções culturais em torno do amor e dos gêneros sexuais, em obras como "Inocência e Vício - Estudos sobre o Homoerotismo" (Relume-Dumará) e "Sem Fraude nem Favor" (Rocco).

Milton Santos , geógrafo, nasceu em Salvador e vive em São Paulo. É professor emérito da Universidade de São Paulo e consultor da ONU. Tem mais de 40 títulos publicados, entre eles "Pensando o Espaço do Homem" e "A Natureza do Espaço" (Ed. Hucitec). Em 94, recebeu o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud, o mais importante na área.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.