Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aeronaves oferecem até suíte privada na 1ª classe

Passagens mais caras respondem por apenas 5% do total em rotas longas

A Emirates, de Dubai, oferece dois chuveiros em seus Airbus A380; algumas companhias criaram bares a bordo

JAD MOUAWAD
DO “NEW YORK TIMES”

A disparidade entre a primeira classe e a classe econômica jamais foi tão grande.

As companhias que operam voos internacionais oferecem suítes privadas a passageiros de primeira classe, refeições três estrelas e serviços até agora só encontrados em jatinhos executivos.

Oferecem massagens antes da decolagem, permitem que os passageiros passem com prioridade pela alfândega e os levam em limusines ao avião. Alguns aviões contam com bares. Uma companhia instalou chuveiros.

Já na seção do fundo da cabine, o conforto é escasso.

Ainda que a primeira classe responda por apenas 5% das passagens aéreas vendidas nas rotas longas e a classe executiva por mais 15%, esses assentos, somados, representam entre 40% e 50% da receita das companhias de aviação, de acordo com Pete Morris, economista chefe da Ascend, uma consultoria de aviação.

Em geral, as passagens de classe executiva custam cinco a dez vezes mais que as de classe econômica, e a primeira classe é duas vezes mais cara que a executiva.

"Obviamente, o passageiro de primeira classe é uma pessoa importante para esta companhia, já que está viajando longas distâncias, provavelmente para cuidar de alguma coisa importante para o seu negócio", disse John Slosar, presidente-executivo da Cathay Pacific Airways.

"Ele precisa poder dormir, trabalhar no texto de sua palestra, talvez tomar um banho ao chegar, para que possa desembarcar já ativo."

A British Airways esteve entre as primeiras companhias a mudar os privilégios oferecidos na primeira classe, ao instalar assentos completamente reclináveis para seus voos de longo percurso, a partir dos anos 90.

A Emirates, sediada em Dubai, criou as suítes pessoais em 2003, e em 2008 instalou dois chuveiros em seus aviões Airbus A380.

A primeira classe também serve como laboratório para alguns confortos que posteriormente chegam ao resto do avião. Agora, os assentos de classe econômica contam com telas individuais, e os de classe executiva são completamente reclináveis.

Na verdade, a classe executiva se tornou tão confortável que em certos casos rivaliza com a primeira classe.

A Lufthansa manteve a primeira classe na maioria de seus voos, mas reduziu o número de assentos à metade, para oferecer uma experiência mais aconchegante.

Nos novos A380, a Lufthansa também instalou um sistema que aumenta em 25% a umidade da primeira classe, o que segundo ela ajuda a reduzir o "jetlag". Também isolou a cabine com material à prova de som.

"É o nosso produto premium, e os nossos passageiros queriam mais intimidade, mais privacidade", disse Jürgen Siebenrock, vice-presidente da Lufthansa para a América do Norte e do Sul.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.