Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cade vai investigar buscas e modelo de negócios do Google

Microsoft e E-Commerce veem concorrência desleal; empresa diz que esclarecerá questões

RENATA AGOSTINI DE BRASÍLIA

As atividades do Google no país serão investigadas pela primeira vez pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O órgão instaurou ontem três processos para apurar se a gigante da internet adota práticas anticompetitivas no mercado de buscas on-line.

As investigações foram motivadas por denúncias da Microsoft, controladora do Bing, e da E-Commerce Media Group, dona do Buscapé e do Bondfaro.

O Google terá até 60 dias para apresentar sua defesa. Em nota, informou que irá trabalhar com o Cade para "endereçar todas as suas dúvidas e preocupações".

O Cade vai avaliar se o site age para dificultar a entrada de concorrentes no mercado brasileiro de buscas, do qual é líder. Os processos referem-se tanto às práticas adotadas no buscador quanto ao modelo de negócios de sua plataforma de publicidade on-line, AdWords.

A multinacional é acusada pela E-commerce de priorizar nos resultados de busca sites próprios, como o Google Shopping, em detrimento de concorrentes como Buscapé e Bondfaro. E também de replicar em suas páginas comentários publicados por usuários em sites rivais.

Já a Microsoft diz que o Google impõe aos anunciantes restrições ao uso da AdWords, que os desencorajam a veicular propagandas em sites rivais, como o Bing.

O Google já teve de responder por práticas semelhantes aos órgãos antitruste estrangeiros. Nos EUA, se comprometeu a ajustar práticas como a de coletar conteúdo de sites rivais. Na União Europeia, deve ser forçado a fazer acordo para evitar uma multa bilionária.

No Brasil, caso seja condenado, receberá multa que varia de 0,1% a 20% de seu faturamento no país.

Google pretende vender recomendações de usuários
folha.com/no1355178


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página