Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cresce mistério sobre inventor do bitcoin

Americano de 64 anos apontado por revista nega participação na criação da moeda

DO "FINANCIAL TIMES"

Quando a revista "Newsweek" publicou que tinha encontrado o criador da moeda virtual bitcoin, parecia ser a reportagem do ano.

O misterioso Satoshi Nakamoto, pseudônimo supostamente adotado pelo criador da moeda, seria, segundo a revista, Dorian Prentice Satoshi Nakamoto, 64, cidadão americano de ascendência japonesa que vive em um subúrbio de Los Angeles.

O explosivo artigo estampou a capa da nova versão em papel da publicação criada 81 anos atrás e que deixou de ter versão impressa em 2012, mas que agora foi relançada como revista tradicional pela IBT Media, sua nova dona.

Havia só um problema: é possível que ela tenha identificado o homem errado.

Em entrevista à Associated Press, Nakamoto, que é engenheiro e físico, negou qualquer envolvimento com a moeda virtual --e em diversos momentos chegou a chamá-la de "bitcom".

O mistério cresceu quando alguém usando o nome "Satoshi Nakamoto" reapareceu em um fórum on-line associado à criação do bitcoin, depois de dois anos de ausência, para negar que o homem identificado pela revista tenha sido o criador.

A "Newsweek" afirmou que confirmava sua história, o que gerou uma tempestade nas mídias sociais e centenas de mensagens em seu site, a maioria das quais criticando-a fortemente por publicar uma foto que mostra a casa e o carro de Nakamoto.

"A Newsweek' encoraja os colegas da mídia e o público em geral a concentrar suas atenções na análise dos fatos que a revista apresenta, em lugar de chegar a conclusões apressadas com base em suposições, ou de recorrerem à emoção", disse a revista.

Se a revista errou, o engano será o mais recente revés para uma publicação que, como suas concorrentes, vem sofrendo anos de queda em sua receita publicitária.

A publicação, que no pico de sua circulação vendia 3,3 milhões de cópias semanais, foi vendida por US$ 1 em 2010 para Sidney Harman, empresário do setor da eletrônica.

A revista então sofreu uma fusão com o site de notícias "Daily Beast", mas a medida foi insuficiente para ela reconquistar a popularidade.

Em 2012, a "Newsweek" passou a funcionar apenas em versão digital, antes de ser vendida para a IBT Media.

BITCOIN NO JAPÃO

O governo japonês afirmou que não considera o bitcoin uma moeda e que, portanto, ele não está sujeito a regras bancárias (como obtenção de licença para negociá-lo). Porém, para o governo, o bitcoin deve ser tratado como qualquer outro bem ou serviço --logo deve pagar imposto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página