Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carros com motor 1.0 deixam de ser maioria

DE SÃO PAULO

A participação nas vendas de veículos com motor acima de 1.0 até 2.0 superou os de 1.0 no ano passado.

De acordo com o balanço da Anfavea, os carros 1.1, 1.4, 1.6 e 2.0 somaram 53,2% dos negócios. Até 2010, os veículos com esses tipos de motor somavam 48% das vendas.

Já em 2011, os carros com motor 1.0 tiveram a participação no mercado reduzida para 45,2%. No ano anterior, o percentual era de 50,8%.

A participação de veículos com motor acima de 2.0 também aumentou em 2011. De acordo com os dados da Anfavea, foi de 1,2% para 1,5%. As participações incluem carros nacionais e importados.

Para o diretor-presidente da consultoria Jato, João Carlos Rodrigues, a mudança está ligada, principalmente, à troca do carro pelo consumidor brasileiro.

"O usuário de um carro 1.0, na hora da troca, adquire um com motorização melhor e paga a diferença no financiamento. O consumidor, nesses casos, nem percebe", disse.

Segundo ele, a diferença de preço entre um carro 1.0 e 1.4 também caiu nos últimos anos, e isso incentiva a troca. "Observando os números, a gente nota claramente esse efeito da troca."

Para Rodrigues, a mudança na participação das vendas de acordo com a motorização aponta um amadurecimento do consumidor na hora da escolha.

(VBF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.