Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Em meio a tumulto, venda de iPhone 4S é suspensa na China

DO “FINANCIAL TIMES”, EM PEQUIM

A estratégia da Apple de estimular o consumo de seus produtos na China parece ser contraproducente. Um tumulto na principal loja chinesa, no bairro de Sanlitun, em Pequim, teve de contar com a ação da polícia.

Por conta da confusão, as vendas do iPhone 4S na China foram suspensas ontem, dia em que iriam começar.

A loja de Pequim foi fechada depois de a multidão que aguardava para comprar o celular jogar ovos e começar a brigar com os seguranças.

Após passarem a noite na fila, esperando a abertura da loja, as pessoas foram informadas de que a venda do iPhone 4S não ocorreria.

"As lojas da China já esgotaram seu estoque", disse Carolyn Wu, porta-voz da Apple.

Os chineses parecem tão ávidos por aparelhos da Apple quanto os ocidentais. A Apple respondeu por 10,4% do mercado chinês de smartphones, ao vender 5,6 milhões de iPhones nos nove primeiros meses de 2011, segundo pesquisa da Gartner.

A China responde por 12% das vendas da Apple. A participação dos EUA é de 39%.

Mas os chineses podem se voltar contra marcas estrangeiras com rapidez. Manifestantes atacaram uma concessionária da Porsche em Shenzhen, no começo do mês, depois de um cliente dizer ter sido insultado pela empresa.

Internautas disseram que a Apple fez os consumidores passarem "frio e fome".

TRABALHO INFANTIL

Fornecedores de equipamentos da Apple foram flagrados cometendo violações como falhas no pagamento dos funcionários e uso de mão de obra infantil em 2011, revelou um relatório divulgado ontem pela companhia.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Com agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.