Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bússola

Como decidir se invisto em CDB ou no Tesouro Direto? Qual é melhor?

O.M.P, de São Paulo (SP)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA FGV WILLIAM EID - Vamos começar pela tributação. No caso do CDB, se você optar por um CDB longo, isto é, com resgate em dois anos ou mais, só vai pagar o IR no vencimento do título.

Isso significa que os rendimentos serão reaplicados na totalidade em seu benefício. No Tesouro Direto, se o título pagar cupons de juros, eles serão tributados. Tudo o mais igual, o CDB longo, em termos tributários, é mais vantajoso.

O CDB é um produto sem custo direto, já que o banco embute seus custos na diferença entre os recursos que captou e o recursos que ele repassa. No Tesouro Direto, há ao menos as taxas de custódia da Bolsa (0,30%) e a de negociação (0,10%).

Também há taxas de serviços negociadas livremente entre os agentes intermediários e seus clientes. Algumas corretoras não cobram essa taxa. No site do Tesouro Direto, essa informação está disponível para todos os agentes intermediários.

Por fim, há a questão da rentabilidade. Vamos pensar em títulos pós-fixados, neles é mais fácil entender a diferença. No Tesouro Direto, a rentabilidade de uma LFT (Letra Financeira do Tesouro) é igual à taxa básica de juros, que é praticamente igual ao CDI.

Já nos CDBs, vai depender de negociação com o banco. Em geral a rentabilidade de um CDB pós-fixado é apresentada como um percentual do CDI. Se for 90% do CDI, por exemplo, significa que, se durante o próximo ano o CDI render 10%, seu CDB vai render 9%. Com isso, já dá para comparar.

Veja que é fundamental fazer contas. Busque todas as informações necessárias com bancos e corretoras.

No caso dos pré-fixados, tudo vai depender das suas expectativas em relação às rentabilidades futuras. E aí o processo é muito mais complicado. Comece pelos pós-fixados. Já será um ótimo exercício.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.