Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dow fecha fábrica na Bahia e demite 123

Outros 3 países serão atingidos por cortes

GRACILIANO ROCHA
DE SALVADOR

A petroquímica Dow Chemical anunciou ontem o fechamento de quatro fábricas na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, para implementar um corte de custos de US$ 250 milhões.

No Brasil, a unidade a ser fechada fica em Camaçari (região metropolitana de Salvador). Ao todo, 123 funcionários serão demitidos.

As outras fábricas estão em Portugal, na Hungria e nos Estados Unidos. Serão cortados 900 postos de trabalho.

Em comunicado à imprensa dos EUA, o presidente mundial da Dow, Andrew Liveris, fala em necessidade de adaptação às "condições econômicas voláteis, principalmente na Europa".

No caso do Brasil, a empresa afirmou que a planta de Camaçari já não apresentava lucro e que demandava investimentos em segurança.

Na planta baiana, paralisada para manutenção desde outubro, era produzido o diisocianato de tolueno (TDI), usado na fabricação de colas, vernizes e produtos com aplicação em móveis, automóveis e construção civil.

O anúncio do fechamento definitivo da fábrica ocorre pouco após o governo brasileiro reduzir de 28% para 14% a alíquota do imposto para importação de TDI.

O governo baiano lamentou a decisão e informou, em nota, que tentou evitar o fechamento, articulando com o governo federal o enquadramento do TDI chinês em ação antidumping.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.