Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Operadoras reagem a plano da Anatel para fim de taxa

Ideia da agência de acabar com tarifa de interconexão causa temor de desvalorização em acionistas das teles

MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO

Os acionistas das operadoras móveis reagiram mal ao plano da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que pretende pôr fim à taxa de interconexão cobrada nas chamadas entre operadoras móveis concorrentes.

A mudança, revelada pela Folha na edição de ontem, não tem prazo para ser implementada. A agência ainda estuda os impactos que o fim da cobrança irá causar.

As operadoras não sabiam da intenção da Anatel. Uma das concessionárias afirmou à Folha que essa "discussão" não existe.

A falta de informação das teles sobre os planos da Anatel causou problemas entre as operadoras e seus acionistas, principalmente no exterior. Eles temem uma queda no preço das ações.

Em média, a receita gerada pela cobrança da taxa de interconexão é de 35% do faturamento total das operadoras. Para os investidores, portanto, uma mudança traria prejuízos consideráveis.

Por isso, as teles correram à Anatel em busca de explicações. Ontem, estiveram com conselheiros a Vivo, a TIM, a CTBC e a GVT.

Consultadas, as empresas não quiseram comentar.

CONTROVÉRSIA

Nos bastidores, as concessionárias consideram a medida uma contradição, já que a própria Anatel, recentemente, determinou o reajuste das tarifas que incidem no cálculo da interconexão.

As teles móveis consideram que a agência não pode decidir sobre a política comercial das empresas ao tentar acabar com os descontos nas chamadas feitas dentro de suas próprias redes.

"A intenção da Anatel pode configurar uma intervenção estatal", diz o advogado Tércio Sampaio Ferraz.

Segundo ele, a telefonia celular é um serviço prestado em regime privado e a agência só poderia propor regras dessa natureza às concessionárias de telefonia fixa, submetidas ao regime público.

Colaborou JULIO WIZIACK, de São Paulo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.