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Vaivém

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Safra de uva do Brasil e da Argentina tem queda de 20%

Mauro Zafalon/Folhapress
Vinhedo da vinícola Catena, em Mendoza; Brasil e Argentina têm desafios na produção
Vinhedo da vinícola Catena, em Mendoza; Brasil e Argentina têm desafios na produção

Brasil e Argentina deverão ter redução próxima de 20% na produção de uvas neste ano. As vinícolas perdem em volume, mas ganham em qualidade, segundo enólogos dos dois países.

"Até o momento, é uma safra importante não só pela matéria-prima mas porque vai dar um vinho diferenciado", disse ontem Flávio Zílio, enólogo da vinícola Aurora, na Expovinis, realizada em São Paulo.

Além da qualidade da uva neste ano, o uso de novas tecnologias na produção melhora o vinho, segundo ele.

Lucindo Copat, enólogo da Salton, diz que "esta safra vai ser um marco. O inverno rígido e, depois, a forte estiagem no início do ano deram à uva uma qualidade excepcional".

Adriano Miolo, da vinícola Miolo, também destaca o potencial desta safra, mas ainda não dá para dizer se vai ser melhor do que a de 2005, devido ao período úmido do final de fevereiro.

Na Argentina, Luis Reginato, diretor de vinhos da vinícola Catena, e Diego Levada, enólogo da Trapiche, também destacam o clima ruim para a produção, mas bom para a qualidade do vinho.

A qualidade passa, porém, por desafios. Miolo diz que o Brasil tem de avançar em tecnologia e em vinhedos e aproveitar as variedades que podem vir das novas regiões.

Zílio afirma que o país necessita definir as variedades e manter as gôndolas abastecidas, já que o clima incerto dificulta a produção.

Os argentinos não estão livres de desafios, segundo Guilherme Yaciofano, engenheiro-agrônomo da Trapiche. "Temos de melhorar a eficiência na produção e buscar qualidade." Além disso, avançar nos contatos com os produtores para gerar mais fidelidade e estabilidade para os dois lados.

Segundo Yaciofano, uma das saídas para o setor é a busca de redução de custos, que pode vir com maior mecanização na colheita -processo que o Brasil deve começar a adotar nas regiões que permitem a utilização de máquinas, diz Miolo.

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Campanha O consumo de carne de frango atinge 100% dos lares brasileiros. Para estimular ainda mais esse hábito, a Ubabef (associação dos produtores e exportadores do setor) vai realizar uma campanha institucional.

Quanto foi No ano passado, o Brasil produziu 13,1 milhões de toneladas de carne de frango. Desse volume, 9,1 milhões foram consumidos no mercado interno, segundo a entidade.

Genética O Brasil deve dobrar a demanda de sêmen até 2015, segundo Vladimir Walk, presidente da empresa de genética bovina CRV Lagoa. Nos três primeiros meses deste ano, a CRV Lagoa vendeu 17% a mais do que em igual período do ano passado.

Café A proximidade da safra no Brasil, maior produtor mundial, começa a afetar os preços da commoditiy no mercado nova-iorquino. Ontem, o primeiro contrato teve queda de 3,6%. Os preços atuais são 39% inferiores aos de há um ano.

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Com KARLA DOMINGUES

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