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Corte de juros impulsiona comércio no Dia das Mães

Previsão do varejo é crescer 20% em maio; shoppings estimam vendas 8% maiores

CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO

Sob o efeito da redução de juros no setor bancário, o comércio espera incremento nas vendas de até 20% no Dia das Mães (mês de maio) sobre igual período de 2011.

No caso dos lojistas de shoppings, a previsão é menos otimista. O efeito Dia das Mães e Dia dos Namorados deve trazer expansão de 8% nas vendas. O percentual foi divulgado ontem pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), após consulta a 120 lojistas do país.

O resultado deve ser inferior, entretanto, ao do ano passado, quando a Alshop registrou 12% de crescimento das vendas em maio (Dia das Mães) ante mesmo período do ano de 2010.

"Após a redução na taxa básica [Selic] e nos juros dos bancos do setor público e privado, o comércio deve iniciar movimento de redução dos juros", disse Luís Augusto Ildefonso, diretor de relações institucionais da associação. "Mas já temos um impacto emocional [da redução de juros] que se traduz na intenção de continuar comprando", completou o executivo.

Nas Lojas Cem, rede de móveis e eletrodomésticos, a expectativa é vender 20% a mais neste mês do que em maio do ano passado.

"Com o aquecimento da economia e o maior poder de compra, devemos obter esse resultado", diz José Domingos Alves, superintendente da rede, com 196 lojas em quatro Estados (RJ, SP, MG e PR). As Lojas Cem informam ter reduzido suas taxas de juros há oito meses. "Não trabalhamos com bancos. Mas a redução foi feita, de 5,3% ao mês para 4,95% no caso de vendas em até 20 vezes."

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