Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eletropaulo é somente a 23ª em qualidade

Agência publica pela 1ª vez ranking com as 33 grandes distribuidoras do país; Light e Ampla, do Rio, estão piores

Empresa critica ranking e afirma que agência reguladora comparou apenas dados relativos e não absolutos

DE SÃO PAULO

A AES Eletropaulo, concessionária que atende 6,5 milhões de consumidores, ficou na 23ª posição na qualidade de serviço, de acordo com ranking das grandes distribuidoras elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O grupo das grandes concessionárias tem 33 empresas. As outras 30 são consideradas pequenas.

As duas primeiras colocadas, segundo o levantamento da agência, foram a Coelce (Companhia Energética do Ceará) e a Cemar (Companhia Energética do Maranhão). É a primeira vez que a agência publica informações comparativas entre distribuidoras.

O levantamento foi feito a partir de informações obtidas em dois indicadores em todas as 63 distribuidoras do país, os chamados DEC e FEC. Esses indicadores mostram a duração e a frequência das interrupções no fornecimento de energia.

Esse indicador terá mais importância. As informações farão parte dos dados que vão determinar se o reajuste da tarifa da concessionária deve ou não ser reduzido.

Pelo novo critério definido no 3º Ciclo de Revisão Tarifária, que está em curso, quanto pior o desempenho na qualidade do serviço, menor será o reajuste da tarifa.

No ranking, a AES Eletropaulo está atrás de outras distribuidoras de São Paulo, como a CPFL Paulista (5ª colocada), a CPFL Piratininga (8ª), a Elektro (11ª) e a Bandeirantes (14ª). Das grandes do Sudeste, a AES Eletropaulo perde para a Cemig (20ª) e só ganha da Ampla e da Light, que estão em 25º e em 31º lugar, respectivamente.

Sidney Simonaggio, vice-presidente de operações e comercial da AES Eletropaulo, criticou a fórmula usada pela Aneel para fazer o ranking. Segundo ele, o levantamento considera dados relativos e não absolutos.

"A segunda colocada no ranking das 33 empresas maiores empresas tem um DEC [duração do corte] de 21 horas, enquanto a AES Eletropaulo tem duração de 10 horas e 36 minutos. Mas, no ranking, a Cemar ficou em segundo e nós em 23º. Esse ranking não tem sentido físico. Em duração de corte, somos o quarto, e em frequência, o oitavo", disse.

PEQUENAS

Entre as pequenas concessionários, a melhor empresa é a Mux-Energia, uma pequena distribuidora que abastece as cidades de Tapejara e de Ibiaça, do Rio Grande do Sul.

(AGNALDO BRITO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.