Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Pirataria

Fiesp lamenta situação do Brasil em lista dos EUA

DE WASHINGTON - A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo lamentou a manutenção do Brasil, pelos EUA, na lista de países sob observação por causa da fragilidade das práticas de proteção à propriedade intelectual.

O Relatório Especial 301 lista países que aceitam ou praticam a pirataria de bens de consumo, remédios e produção audiovisual.

A edição de 2012 foi lançada na segunda-feira pelo órgão do governo para comércio exterior nos EUA, o USTr. De 77 países analisados, 13 estão na lista prioritária, entre eles todos os Bric.

"Estes apresentam razões para preocupação maior em relação à falta de proteção à propriedade intelectual", diz o texto. Todos eles serão alvo de negociações neste ano.

Com mais 26 países que vão da Noruega ao Brunei, o Brasil está em observação e terá "atenção bilateral" para tratar de problemas ligados à propriedade intelectual".

É a mesma posição que o país ocupa desde 2007, quando deixou a "lista negra". O USTr se diz preocupado com a falsificação de livros e a produção intelectual on-line (que pode ir de filmes a reportagens).

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.