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Vale negocia atracar no Japão e na Coreia do Sul

Ideia da empresa é usar os seus megacargueiros

PEDRO SOARES
DO RIO

Barrada na China, a Vale negocia com portos de outros países asiáticos autorização para atracar seus megacargueiros, capazes de transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro.

Segundo José Carlos Martins, diretor-executivo de Minério de Ferro e Estratégia da Vale, Japão e Coreia devem receber os navios, ainda que não a plena capacidade. As embarcações podem "aliviar" parte da carga em terminais flutuantes nas Filipinas e seguir para esses portos.

Uma dessas unidades flutuantes (um navio que estoca minério) já está em funcionamento e existe previsão de instalação de outra, também nas Filipinas.

Nos portos, são necessárias adaptações, como dragagens, para permitir a atracação dos supernavios, que precisam de uma profundidade superior a 23 metros.

O executivo afirmou ainda que os 35 supercargueiros -a maior parte deles ainda em construção em estaleiros da China e Coreia- foram projetados para os portos chineses, mas enfrentaram a resistência de companhias de navegação locais. Somente uma embarcação aportou até hoje na China.

CSA

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse que a empresa "não considera a alternativa" de ampliar a fatia da alemã ThyssenKrupp na CSA, colocada à venda. A Vale tem 27% da siderúrgica.

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