Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para sustentar sua expansão no Brasil, Sony lança tablet

Em dois anos, fabricante japonesa dobrou de tamanho no país, que é hoje sua quarta maior operação mundial

Presidente mundial anuncia investimentos de R$ 500 milhões; smartphones Xperia terão nova linha

DE SÃO PAULO

Depois de dobrar de tamanho no Brasil nos últimos dois anos, a japonesa Sony anunciou ontem o lançamento de dez produtos no país, entre eles um tablet, o primeiro da marca, e uma nova geração de sua linha de smartphones, a Xperia.

O objetivo da gigante de eletrônicos é manter o forte ritmo de crescimento no país. Em 2011, o faturamento da subsidiária cresceu 24%, o maior índice entre as 60 operações do grupo.

Além disso, a empresa vê no país, hoje sua quarta maior operação mundial, uma das saídas para sair da crise em que está imersa.

Uma das líderes em tecnologia mundial na década de 1980, a Sony foi atropelada nos últimos anos pelo avanço de empresas sul-coreanas, como a Samsung e a LG, e da norte-americana Apple.

Nos últimos cinco anos, registrou prejuízos e, em maio, anunciou 10 mil demissões no mundo -nenhuma no Brasil, segundo a companhia.

"Crescer nossa posição em países emergentes é crucial para a Sony hoje", disse o presidente mundial da companhia, Kazuo Hirai, em visita ao Brasil -a primeira fora do Japão desde que assumiu o comando, em abril.

O executivo anunciou ontem investimentos de R$ 500 milhões no país até 2014.

O valor será aplicado no lançamento de produtos, na ampliação da fábrica da companhia em Manaus e em marketing. A Sony é patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014. "Queremos dobrar novamente de tamanho até lá", disse Osamu Miura, presidente da Sony no Brasil.

TABLET

Com preço de R$ 1.649, o tablet da Sony, apresentado mundialmente em setembro, está sendo distribuído aos principais varejistas e operadoras do país.

O aparelho utiliza o Android 4, mais recente versão do sistema operacional do Google, e tem 32 GB de memória, Wi-Fi e câmera fotográfica com alta definição.

Para competir com produtos como o iPad, um dos trunfos do Sony Tablet S, segundo o gerente-geral Carlos Paschoal, é a possibilidade de conexão com outros aparelhos da marca, como TV, smartphone e notebook.

(MARIANNA ARAGÃO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.