Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paraguai repagina lojas para recuperar fregueses de Miami

Ciudad del Este sofistica atendimento com piano-bar e cafés e faz promoção para atrair consumidor brasileiro

Black Friday local terá nova edição em novembro e pode incluir Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu

ENVIADO ESPECIAL A CIUDAD DEL ESTE

Os lojistas da paraguaia Ciudad del Este, antiga meca dos sacoleiros brasileiros, decidiram repaginar as instalações, sofisticar o atendimento, adotar promoções como a Black Friday e investir na alta segmentação do comércio para estancar o êxodo de fregueses brasileiros perdidos para os outlets de Miami.

O comércio caótico dos ambulantes continua o mesmo nas ruas, mas vitrinas e araras abarrotadas de produtos saíram de cena nas lojas mais elegantes, que agora têm cafés e restaurantes confortáveis, espaços gourmet com piano-bar, além de áreas de descanso para o turista.

Lojas multimarcas como as veteranas Monalisa e Sax, que vendem grifes de luxo, passaram por reformas que valorizaram os produtos e atualizaram o visual lembrando as Galéries Lafayette e o Printemps de Paris.

"É nítida a mudança de perfil do público, que se tornou mais exigente", disse Pablo Caldani, da Monalisa.

SEM VISTO

Na disputa com Miami, Ciudad del Este tem como vantagem não exigir visto do turista brasileiro e preços de free shop, que em alguns casos são menores que nas lojas dos Estados Unidos.

"O que fez a gente pegar um avião e vir para cá e não ir para Miami foi o visto americano. Ficamos com receio de não conseguir ou de ter muito trabalho para tirá-lo", afirmou Marcia Leopoldo, servidora de Aracaju (SE), que viajou com o marido e o filho para comprar artigos para a casa.

No lugar de eletrônicos pirateados e computadores cinza, os artigos de maior procura pelos brasileiros são autopeças, videogames, ferramentas, equipamentos para esportes radicais, acessórios para DJ e artigos para a casa como lustre, papel de parede e até cubas de pia.

Uma das lojas que mais fazem sucesso é a Compubras, que vende computadores e artigos de informática.

SENHA

A loja parece um posto de atendimento bancário, em que o cliente pega senha e espera sentado para ser atendido na mesa do vendedor.

Na loja, praticamente não há produtos em exposição. O cliente já escolheu o que procura pela internet e vai ao local para efetuar a compra, tirar eventuais dúvidas e sair com a sacola de compra.

Para atrair visitantes, os lojistas criaram neste ano a versão local da americana Black Friday, a queima de estoques pós-Ação de Graças, que ocorreu em maio e neste mês, prometendo descontos de 20% a 70%.

Apesar de criticada pelos frequentadores, os paraguaios decidiram confirmar nova edição da Black Friday, entre 15 e 20 de novembro.

Dessa vez, os lojistas querem incluir também Foz do Iguaçu e a argentina Puerto Iguazu. (TONI SCIARRETTA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.