Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carteira imobiliária da Caixa se desacelera

Ritmo de expansão de empréstimos cai de 41% em 2011 para 32% em 12 meses até junho

DA REUTERS

O ritmo de expansão da carteira de empréstimos imobiliários da Caixa Econômica Federal está menor em 2012, seguindo o menor ritmo de concessões do setor bancário, em meio à menor atividade econômica do país.

No fim de junho, o total de financiamentos da instituição no setor era de R$ 170 bilhões, um aumento de 32% em 12 meses. E a expectativa do próprio banco estatal é que no acumulado do ano esse número deva baixar para algo entre 25% e 30%. Em 2011, a alta foi de 41%.

"O mercado imobiliário não vai mais crescer no mesmo ritmo dos últimos anos", disse o vice-presidente de governo da Caixa, Urbano Duarte, prevendo que essa desaceleração deve se manter nos anos seguintes.

A desaceleração só não foi maior por causa das contratações novas feitas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida para a faixa 1, que inclui famílias com renda de até três salários mínimos.

Na primeira metade de 2011, o banco não fez desembolsos para essa categoria do programa de habitação popular devido a mudanças feitas pelo governo no projeto.

Mesmo com o crescimento neste ano, a fatia de mercado da líder Caixa nesse segmento recuou a aproximadamente 73% dos empréstimos, ante cerca de 76% no fim do ano passado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.