Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Dilma deve ousar na energia como no juro, diz Firjan

Depois de considerar "ridículo" o corte de 10% nas tarifas da energia sinalizado pelo governo federal, o presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, afirmou que a redução poderia chegar a 40%.

Para ele, "seria melhor reduzir o custo da energia elétrica e aumentar o preço da gasolina. O efeito sobre a inflação seria zero. Teria resultado na macroeconomia e ajudaria a Petrobras, que acumula esse esqueleto por não autorizar aumento".

O caminho, sugere, é abrir novas licitações. Os contratos de concessão que começam a vencer em 2015 estão em operação há mais de 50 anos.

"Qual o custo maior no setor? É o de capital, mas a amortização já ocorreu há anos", defende Vieira.

De acordo com o presidente da Firjan, a geração representa 94% do custo do chamado GTD (geração, transporte e distribuição).

"É preciso que caia. Água é de graça, mão de obra é despesa pequena e capital já foi amortizado."

Concessões que vencem em 2015 são públicas, da Eletrobras, diz Vieira.

"Como a presidente Dilma fez com que bancos baixassem os juros, primeiro pela pressão aos bancos públicos, ela pode, com a mesma ousadia, fazer com a energia e reduzi-la em 40%."

Esse percentual incluiria supressão de PIS/Cofins e de quatro encargos do setor de energia, além de novos preços das concessionárias.

"Seria melhor reduzir o custo da energia elétrica e aumentar o preço da gasolina. O efeito sobre a inflação seria zero. Teria resultado na macroeconomia e ajudaria a Petrobras, que acumula esse esqueleto por não autorizar aumento"

AMÉRICA LATINA CRESCENTE

A América Latina e o Caribe têm 5,4% dos profissionais de coaching do mundo e concentram 3,7% da receita, segundo pesquisa da PricewaterhouseCoopers encomendada pela ICF (Federação Internacional de Coaching).

A região, porém, é a que tem o maior números de profissionais (84%) que esperam uma alta na renda. A média global é de 76%.

Quase 30% dos latinos ouvidos afirmaram que clientes, honorários, receita e sessões aumentaram nos últimos 12 meses. Na Europa Ocidental, foram 19%. Ao todo, 12.133 pessoas foram entrevistadas.

RENDA VARIÁVEL

O Banco do Brasil nunca tinha figurado entre os três primeiros do ranking da Anbima (associação das entidades do mercado financeiro) de originação no mercado de renda variável.

No ranking do primeiro semestre, o banco, por meio do BB Investimentos, ficou em primeiro em quantidade de originações de operações de renda variável, ainda que empatado com Itaú, BTG e Bofa Merrill Lynch.

Das cinco operações do primeiro semestre, eles participaram de três (Locamérica, BTG Pactual e Fibria). A Anbima incluirá duas outras ofertas do período no ranking de julho.

"Com a queda de juros, os bancos têm de se reinventar. Investimos mais na área de mercado de capitais e seguros, dois carros-chefes", diz Paulo Rogério Caffarelli, vice-presidente do Banco do Brasil.

"Com as operações que entrarão no ranking, devemos assumir sozinhos a liderança em julho."

CARA NOVA

A rede de hotéis Estanplaza terminará de renovar todos os seus 1.100 apartamentos até o final do ano que vem.

A companhia, que tem sete hotéis em São Paulo, fará um investimento de cerca de R$ 20 milhões.

Nos próximos meses, a rede anunciará seu primeiro projeto fora da capital, na cidade de Santos.

O empreendimento terá 224 apartamentos.

"A ideia é que o hotel funcione como residência para executivos", diz João Paulo de Andrade, da Estanplaza.

Cadeira A Danone Baby Nutrition no Brasil, divisão de nutrição infantil do grupo, terá nova presidente. Edna Giacomini, que era vice-presidente comercial de produtos lácteos frescos, ocupará o cargo.

Conserto O centro de manutenção da TAM Aviação Executiva em Jundiaí (SP) será o primeiro local autorizado a fazer inspeções de alguns modelos do motor Williams fora da sede do fabricante.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.