Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para governo, pior momento 'já passou'

Guido Mantega diz que recuperação gradual da atividade já está em curso, mas ainda "não é nada espetacular"

Ministro reafirma projeção de que o ritmo de crescimento no quarto trimestre será de 4% ao ano

MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO

O resultado do PIB foi recebido pelo governo como um sinal de que a atividade se recupera lentamente.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse ontem, após a divulgação dos dados do segundo trimestre, que "passamos a pior fase" e que existe uma retomada em curso.

"A economia já está em aceleração gradual. Não é nada espetacular, mas a recuperação está ocorrendo neste momento", afirmou. "Temos vários sinais disso. No terceiro trimestre, a economia está melhor do que [estava] no segundo trimestre."

Mantega reconheceu que os estímulos dados pelo governo estão demorando a surtir efeito. Observou que a taxa de juros está em queda há um ano e o dólar, acima de R$ 2 há quatro meses.

Para o ministro, a culpada é a crise externa.

"O governo tomou várias iniciativas cujo impacto ainda não se fez sentir. A crise está retardando o resultado, por exemplo, da redução da taxa de juros", afirmou.

Na avaliação do ministro, o setor mais punido no primeiro semestre, a indústria, deve se recuperar nesta segunda metade do ano, na esteira dos incentivos em vigor, como a redução do IPI para veículos e eletrodomésticos.

Apesar do resultado fraco até junho, Mantega reafirmou a projeção de que o ritmo de crescimento no quarto trimestre será de 4% ao ano. Para tanto, espera uma expressiva recuperação. No segundo trimestre, o ritmo de crescimento era de 1,6% ao ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.