Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aplicativo faz interessado abrir empresa brincando

Sistema interativo apresenta ações que o empreendedor deve tomar

Programa gratuito pode ser acessado no site do Sebrae e por tablets; internauta recebe orientações e dicas

FERNANDO SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Brincar com o aplicativo Trilha do Empreendedor dá aos internautas, em cada uma de suas oito fases, algumas dicas de como abrir sua própria empresa.

Criada pelo Sebrae paranaense e lançada em junho deste ano, a ferramenta está disponível para tablets e também na internet (trilhadoempreendedor.com.br), para apontar caminhos aos que querem planejar melhor o próprio negócio.

"No mundo corporativo ou na vida particular, as pessoas estão cada vez mais com dificuldades de tempo disponível", diz João Luís de Moura, 31, consultor do Sebrae-PR e um dos responsáveis por desenvolver o programa.

"Como uma de nossas funções é dar a orientação aos interessados em empreender, nós resolvemos desenvolver um aplicativo que ajudasse a fazer uma análise sobre o momento em que ele se encontra e o que precisa fazer para abrir uma empresa", explica.

Para acessar a ferramenta, é preciso preencher um cadastro e informar dados como nome, e-mail, CPF e situação profissional. Após se registrar gratuitamente, é possível escolher um avatar personalizado e iniciar a trilha.

Não há pontuação nem eliminação. Mesmo que o empreendedor não saiba uma resposta ou tenha dúvidas, ele recebe conselhos com ações a serem tomadas para iniciar um negócio e vai à etapa seguinte.

Moura explica que a excolha pelo aplicativo em vez de um "game" foi para que o internauta percebesse o seu grau atual de planejamento.

"A parte interativa também proporciona que se faça isso [aprender] de uma forma mais leve, amistosa."

Ele diz que em cada fase são analisados fatores muito importantes no começo de uma empresa. "Se o interessado tem ou não recurso financeiro disponível para investir, se ele conhece sobre o mercado em que vai atuar ou se já procurou informação sobre a legislação."

Segundo o Sebrae, desde o lançamento, o Trilha do Empreendedor teve 2.884 acessos e 2.081 downloads.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.