Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado MPME

Site ajuda a encontrar soluções em marketing

Com serviço, empreendedor diz o que precisa e recebe propostas

Projetos são comprados como em um leilão ao contrário; criador escolhido recebe quantia anunciada

FILIPE OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O empreendedor brasileiro ainda não conhece bem a importância do marketing para seu negócio.

Em geral, segundo a coordenadora da área de marketing da ESPM, Daniela Khauaja, a preocupação com a inventividade do produto é maior do que com o mercado e a concorrência.

Percebendo a existência de um mercado pouco explorado, o publicitário Marcello Ursini, 42, desenvolveu o site Youcreate (www.youcreate.com.br).

A página funciona como uma rede social para empreendedores, consultores e criativos em geral.

Os projetos são comprados como em um leilão ao contrário, compara Ursini. O empresário diz o que precisa e quanto quer pagar.

Os consultores e criadores cadastrados que se interessarem pela oferta desenvolvem propostas para o cliente, que no final pode escolher a que gostar mais.

Como prêmio, o consultor escolhido recebe a quantia anunciada pelo empresário.

"É comum que um pedido receba cem propostas", diz Ursini. Se não gostar de nenhum projeto, o empreendedor recebe o dinheiro de volta. O site ganha uma comissão sobre os negócios.

No ar desde 2011, o Youcreate possui atualmente 200 clientes. Neste ano, foram desenvolvidos 250 projetos.

Entre os pedidos feitos na rede social estão a criação de logotipo, kits de papelaria, sites, página no Facebook e campanhas de vídeo.

Também é possível pedir consultorias em assuntos como reposicionamento de marcas, plano de marketing e pesquisas de mercado.

Ursini diz que o perfil dos profissionais de marketing que estão no site é variado. Entre os aproximadamente 4.000 cadastrados estão amadores, estudantes, aposentados e profissionais que estão no mercado.

NA REDE E NA AGÊNCIA

O professor de economia Sillas Cezar, 36, descobriu o site em uma propaganda. O veículo escolhido pelo Youcreate foi um jornal de condomínio, conta.

Com sua escola preparatória para quem deseja trabalhar no mercado financeiro recém-aberta, o professor viu na internet a possibilidade de divulgar sua marca.

Cezar diz que já havia pesquisado o custo para criar uma página na internet, o que sairia em torno de R$ 11 mil. Fez a proposta na internet e conseguiu sair com um site novo por R$ 1.500. Depois pediu um logo, banner e página no Facebook.

Já as pesquisas de mercado e o relacionamento com possíveis clientes ele faz por conta própria.

"Fiz um levantamento das agências bancárias que tem próximas da escola, nos apresentamos para os gerentes", conta o professor.

Após garantir turmas para todos os meses do ano (o curso é mensal), o próximo passo será desenvolver folders para deixar em agências bancárias do bairro.

O objetivo de Cezar é aumentar o número de turmas para que as classes que hoje acontecem aos sábados, sejam diárias.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.