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Estabelecimentos apostam em produto menor

DE SÃO PAULO

A mudança no perfil das residências no país, com mais pessoas morando sozinhas e aumento da participação de mulheres como chefes de família, afeta a oferta de produtos e serviços nos supermercados.

Para atender esse consumidor, os varejistas terão de expandir serviços de comida pronta, as vendas pela internet e ampliar a oferta de produtos embalados em menor tamanho.

Dados do IBGE mostram que em 2010 eram 57 milhões de domicílios brasileiros, dos quais 6,9 milhões eram habitados por apenas uma pessoa (12,1% do total) -houve crescimento de três pontos percentuais em relação ao ano 2000 (9,1%).

O percentual de famílias com mulheres como a pessoa responsável pelo domicílio passou de 19,5% para 46,4%, entre os Censos dos anos 2000 e 2010.

Para o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi, os supermercados tiveram que mudar a linha de atendimento para oferecer produtos mais convenientes para esses consumidores.

"Hoje os supermercados oferecem pratos prontos, minipizzas, carnes, verduras e frutas 'in natura', embaladas em porções menores", diz Galassi.

(TS E CR)

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