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Para levar clientes à Copa, grande empresa gasta até R$ 4,7 milhões

Estrutura é opção de marketing, principalmente para quem não patrocina diretamente o evento

Ingressos VIPs para os jogos do Brasil estão esgotados; vendas para o público em geral começam em 2013

ELIANE TRINDADE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 80 empresas entre as 500 maiores em operação no Brasil compraram camarotes para a Copa do Mundo de 2014. São grandes corporações, como bancos, construtoras e gigantes da área de petróleo.

Para ter uma estrutura VIP nos 12 estádios que vão abrigar os 64 jogos do Mundial, um grupo empresarial chega a pagar até US$ 2,3 milhões (R$ 4,7 milhões).

"Alguns dos maiores nomes do cenário empresarial brasileiro já compraram nossos serviços de hospitalidade", informou a assessoria de imprensa da Match, empresa suíça que tem exclusividade da Fifa para a comercialização de camarotes para pessoas jurídicas nos eventos promovidos pela entidade.

A Match não divulga a lista de clientes, e os compradores também não confirmam porque querem fechar seus planos de marketing. Mas, no início deste mês outubro, a venda de camarotes somava US$ 320 milhões -cerca de US$ 60 milhões nos últimos quatro meses.

Em junho, a Fifa havia anunciado que, faltando dois anos para a Copa, o Brasil batera a marca do Mundial de 2010 na África do Sul, com US$ 262 milhões em vendas.

"Os camarotes são oportunidade para empresas não patrocinadoras diretas do evento que querem aproveitar a Copa de 2014 para ações de relacionamento com clientes", diz Marcos Mikulis, diretor da Match no Brasil.

A MAIOR COPA

Apesar do pessimismo sobre a estrutura e organização da Copa de 2014, os negócios de hospitalidade vão indo bem. "Vai ser a maior Copa de todos os tempos", afirma o executivo da Match.

De cada 10 pacotes, 8 foram vendidos no mercado doméstico e 2, no internacional. No ranking de países, destacam-se compradores do Brasil, EUA, Suíça e França.

A demanda maior foi pelos produtos tops. A série Aquarela, que inclui os 19 jogos no Rio, São Paulo e Belo Horizonte, já está esgotada.

Pacotes para os jogos do Brasil, com partidas em São Paulo, Fortaleza e Brasília, também não têm mais disponibilidade em todas as categorias de serviços.

"Todos os ingressos VIPs para jogos do Brasil estão esgotados. A maioria foi vendida para estrangeiros. Eles querem ver o Brasil jogar no Brasil", explica Mikulis.

Do total de 3 milhões de tíquetes previstos para serem colocados à venda para o Mundial, 450 mil foram reservados para o programa de hospitalidade da Fifa -ingressos para o público em geral só começarão a ser vendidos a partir de agosto de 2013 pela Fifa.

Até o momento, foram vendidos 110 mil pacotes empresariais. O mais caro, da série Aquarela, foi comercializado a US$ 2,3 milhões.

Nesse plano, a empresa poderá levar de 16 a 30 pessoas para os seus camarotes em 19 confrontos, incluindo as partidas de abertura, as semifinais e a decisão.

Quem pagou pelo programa top de hospitalidade vai ter direito a um camarote central e mordomias como estacionamento, champanhe, bufê e brindes personalizados.

Os ingressos premium variam de US$ 700 (R$ 1.400), o individual, a US$ 30.900 (R$ 63 mil), com combinação de jogos. A opção mais barata é o pacote chamado "Team Series", no qual o cliente adquire ingressos para acompanhar a sua seleção.

No Brasil, a venda dos camarotes é feita por meio de dois agentes credenciados pela Match Hospitality, a Traffic Sport e a Top Service.

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