São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OUTRO LADO

Agência nega mudança em nova concessão

ANTT afirma que experiências anteriores mostraram ser necessário mais tempo para início das obras

DE BRASÍLIA

A ANTT afirma que o cronograma de obras da BR-101 foi resultado de estudos e audiências públicas.
A entidade diz que os prazos atuais não representam "mudança de modelo" e ressalta que muitas obras serão feitas no início da concessão, como a duplicação de um trecho de 235 quilômetros -que o edital prevê estar concluída até o sexto ano.
Sobre a previsão de outras obras apenas nos últimos anos, a agência defende que algumas delas atualmente não são necessárias e que só virão a ser após a duplicação de outros trechos.
"Essa obra no 23º ano não surgiu do nada. Pelo estudo que nós fizemos com o crescimento de tráfego e pela contagem de tráfego que foi feita, vimos que vai ser necessário duplicar no 23º ano", disse o superintendente da ANTT, Mário Mondolfo.
Ele aponta que uma novidade nesse edital foi a inclusão do "gatilho de tráfego", que possibilita antecipar a duplicação de alguns trechos se o crescimento de tráfego atingir determinado índice.
A ANTT afirma que experiências com as concessões anteriores mostraram ser necessário um tempo a mais para o início das obras. O prazo seria para obter licenças ambientais e desapropriar áreas.
"A experiência mostra que você não consegue fazer isso em menos de dois ou três anos. Por isso as obras começam um pouco mais para a frente", disse Mondolfo.
A respeito da BR-101, a ANTT afirma que apura os atrasos e que pode aplicar penalidades à concessionária, sendo que já emitiu algumas notificações.
A concessionária Autopista Litoral Sul afirma que obteve duas decisões judiciais favoráveis em ações do MPF.
A OHL Brasil, que detém as concessões da Régis Bittencourt, do trecho catarinense e fluminense da BR-101, afirma que investiu R$ 2 bilhões e que todo o previsto em contrato será feito.
A empresa alega que a obtenção de licenças e desapropriações "interfere diretamente no prazo das obras".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.