São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Multi adquire rede de ensino no Sul

Dono da Wizard compra escola gaúcha Quatrum, com 17 franquias; investimentos alcançam R$ 100 mi em 2010

Maior rede de ensino de idiomas do país faz sua terceira aquisição só neste ano; grupo já tem 50 escolas no exterior

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

O grupo Multi, maior rede de ensino de idiomas do país e controlador das marcas Wizard, Alps e Skill, fechou a compra da escola gaúcha Quatrum, especializada em aulas de inglês para crianças e adolescentes.
A transação inclui a compra de 17 franquias da rede, com atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O valor da transação não foi divulgado, mas faz parte de um plano de aquisições que já soma R$ 100 milhões no ano.
Em janeiro, o grupo adquiriu a SOS Educação Profissional, e, em junho, a Microlins, ambas no segmento de ensino profissionalizante.
"O objetivo com a Quatrum é fortalecer os métodos de ensino para crianças e jovens entre 4 e 16 anos. Hoje, 65% dos nossos alunos são adultos", afirma Charles Martins, presidente do conselho de administração.
O plano é manter a marca Quatrum e levar a rede para outros Estados, começando por São Paulo.
Com a incorporação, o grupo Multi passa a ter cerca de 2.800 escolas franqueadas no país e mais de 1 milhão de alunos, entre o ensino de idiomas e as redes profissionalizantes.
Depois da Quatrum, o grupo pretende fazer mais aquisições, especialmente de redes regionais com faturamento de até R$ 20 milhões.
Escolas de outros segmentos também estão na mira. "Pretendemos analisar escolas que oferecem cursos livres ou até sistemas de ensino", diz Martins.
Em 2009, a rede faturou R$ 1,1 bilhão. A previsão para 2010 é de R$ 1,6 bilhão.

ENSINO NO EXTERIOR
O Grupo Multi tem hoje 50 escolas de inglês no exterior, em oito países da América Latina, EUA, Europa e Ásia.
O último avanço regional aconteceu no primeiro trimestre, com a inauguração de uma escola Wizard em Tianjin, na China. A unidade tem hoje cerca de 50 alunos.
Um sócio local do grupo Multi, com 15% de participação, comanda a prospecção de alunos. A rede estuda um modelo de franquias e a venda de livros de idiomas.
A atuação na China tem desafiado a rede especialmente no modelo de venda de cursos.
"Enquanto no Brasil muitas vezes o aluno fecha o contrato para o curso já na primeira visita, na China a venda pode durar semanas. Em compensação, o aluno paga à vista. Estamos aprendendo a melhor forma de lidar com esse público", diz Martins.
Apesar da fase de adaptação às peculiaridades locais, o grupo Multi acredita que, em breve, o país trará resultados expressivos.
"Estima-se que 300 milhões de chineses vão precisar falar inglês. Temos a chance de fazer da China nosso principal mercado em cinco anos", afirma.
Até 2012, o Grupo Multi pretende chegar a dez escolas na China, com investimentos de R$ 5 milhões.


Texto Anterior: Comunicação: Bazinho Ferraz vira sócio do Grupo ABC, de Nizan Guanaes
Próximo Texto: Controladores querem abrir o capital até 2013
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.