São Paulo, sexta-feira, 03 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUROPA

Portugal Telecom ajuda país a cumprir meta de redução de deficit

DE SÃO PAULO - A PT (Portugal Telecom) concordou ontem com o pedido do primeiro-ministro português, José Sócrates, de transferir € 2,8 bilhões do fundo de pensão dos funcionários da operadora para os cofres do Tesouro.
A manobra será fundamental para a redução do deficit português. Sozinho, o fundo da PT possui o equivalente a 1,6% do PIB do país em recursos que garantirão a aposentadoria de seus funcionários.
A transferência permitirá que Portugal consiga atingir sua meta de redução do deficit para 7,3% do PIB.
Em 2009, o deficit ficou em 9,6% do PIB, o quarto maior índice dentre os países da UE.
A economia portuguesa vem sofrendo desde meados de 2008 com a combinação entre endividamento elevado e baixo ritmo de crescimento.
Para os analistas, há risco de que o país precise de ajuda financeira da UE, seguindo Irlanda e Grécia. Portugal não considera essa possibilidade.
Apesar de favorecer o cumprimento das metas públicas, a transferência do fundo da PT não foi bem recebida pelo mercado, que considera a manobra sinal de possíveis interferências do Estado na empresa.
Recentemente, o governo português intercedeu pela PT junto ao governo brasileiro para facilitar as negociações pela entrada da empresa na Oi.


Texto Anterior: Grupo Silvio Santos rompe com consultor famoso por cortes
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.