São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2010

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MÍDIA

Receita com publicidade na internet cresce 72% até setembro, diz Ibope

DE SÃO PAULO - A propaganda na internet cresceu 72% nos primeiros nove meses do ano, de acordo com dados do Ibope Monitor.
Foi o meio que mais cresceu em receita publicitária, embora os números sejam ainda pequenos comparativamente aos gastos de anunciantes com TV e jornais, que registraram aumento de 23% e 14% no período, respectivamente.
Em um ano de Copa do Mundo e de eleições, o mercado publicitário como um todo registou avanço de 21,4%, para R$ 54,3 bilhões.
Os números do Ibope se referem a preços de tabela cheia. Ou seja, não levam em conta descontos concedidos pelos veículos.
De acordo com os números do Projeto Inter-Meios, que se baseia no faturamento real bruto dos veículos, o mercado movimentou R$ 16,6 bilhões de janeiro a agosto.
Os valores relativos ao mês de setembro ainda não foram divulgados.
Segundo os dados do Ibope, a internet recebeu R$ 2,13 bilhões com publicidade de janeiro a setembro, ligeiramente abaixo do rádio, com R$ 2,2 bilhões (alta de 9% sobre igual período em 2009).
A expectativa da consultoria ZenithOptimedia, do grupo Publicis, é que a internet passe o rádio no Brasil ainda neste ano e se consolide como a quinta maior mídia em verba publicitária.
Os anunciantes investiram R$ 29 bilhões em televisão e R$ 11,5 bilhões em jornais nos primeiros nove meses deste ano, considerando preços de tabela.
A TV por assinatura registrou o terceiro maior crescimento no período: 22%, para R$ 4,4 bilhões.
Com esse crescimento, o meio superou o de revistas (avanço de 15%, para R$ 4,38 bilhões).


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