São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bovespa se beneficia com queda da taxa de juros, dizem analistas

DE SÃO PAULO

A queda nos juros prejudica as operações em renda fixa mas costuma beneficiar os investimentos na Bolsa de Valores, especialmente no Brasil -que possui a segunda maior taxa do mundo.
Isso porque, quanto menor for a rentabilidade da renda fixa, mais os investidores terão de migrar para aplicações de maior risco para garantir ganhos mais altos.
"A tendência da taxa de juros é fundamental para a evolução das ações", afirma Leandro Martins, analista-chefe da Walpires Corretora.
No dia seguinte à decisão, a Bovespa subiu 2,87%, refletindo o ânimo dos investidores com a queda da Selic.
As incertezas sobre a economia dos países desenvolvidos, no entanto, podem reduzir o efeito benéfico da redução de juros para a Bolsa.
Para Martins, a volatilidade deve permanecer nos mercados, mas a sinalização do BC pode atrair investidores estrangeiros para o país.
"Eu acho que o Brasil está em um momento bom. Então, a expectativa é que sofra com os problemas no exterior, mas menos que lá fora", diz Paulo Levy, diretor da Icap.
Segundo ele, ações de empresas do setor de consumo e os bancos tendem a se beneficiar do novo cenário.
Martins cita ainda grandes companhias com bons fundamentos, como Brasil Foods e Ambev.


Texto Anterior: Título que garante inflação ganha apelo
Próximo Texto: Um pato de 19 polegadas com tela LCD
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.