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Deslocamento
é principal problema
DE SÃO PAULO
O deslocamento ainda é
o principal problema enfrentado por quem mora
fora da capital e trabalha
em São Paulo, gargalo que
une quem saiu da cidade
em busca de qualidade de
vida ou porque não conseguiu comprar um imóvel
nas áreas valorizadas.
Para ter uma ideia de como os congestionamentos
ainda podem ficar piores,
cerca de 30% dos automóveis novos vendidos no
Brasil neste ano foram emplacados no Estado.
Na opinião de Candido
Malta, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, "o pedágio urbano é inevitável". O
especialista considera que
só é possível demover as
pessoas do uso do carro
"mexendo no bolso".
O arquiteto e urbanista
Kazuo Nakano, do Instituto Pólis, acrescenta que
ainda há uma lacuna na
sociedade sobre o debate
metropolitano.
"Os municípios se fortaleceram com a Constituição de 1988, mas não se
criou uma articulação",
diz, lembrando da experiência em Londres, onde
há uma instância de governo "para pensar além
do município, o contexto
metropolitano".
Nakano destaca a importância desse planejamento para não criar apenas cidades dormitórios,
mas com oportunidades
também de emprego, comércio, serviços e lazer.
Para Malta, as construtoras são "muito conversadoras, indo onde já deu
certo". Por isso, destaca, é
preciso incentivos para
projetos urbanísticos.
De acordo com ele, esse
processo do emprego ir
atrás das moradias "é natural na classe média, mas
a baixa renda não tem esse
poder", faixa da população que é mais punida pelas deficiências no transporte público.
Além do projeto que está sendo elaborado pela
prefeitura para a Concessão Urbanística Nova Luz,
estão em andamento quatro operações urbanas na
capital: Faria Lima, Água
Espraiada, Centro e Água
Branca -as duas últimas
ainda precisam se adequar
ao Estatuto das Cidades.
Essas operações promovem alterações estruturais, definindo novos parâmetros de ocupação e de
adensamento.
(TR)
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