São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2010

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Deslocamento é principal problema

DE SÃO PAULO

O deslocamento ainda é o principal problema enfrentado por quem mora fora da capital e trabalha em São Paulo, gargalo que une quem saiu da cidade em busca de qualidade de vida ou porque não conseguiu comprar um imóvel nas áreas valorizadas.
Para ter uma ideia de como os congestionamentos ainda podem ficar piores, cerca de 30% dos automóveis novos vendidos no Brasil neste ano foram emplacados no Estado.
Na opinião de Candido Malta, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, "o pedágio urbano é inevitável". O especialista considera que só é possível demover as pessoas do uso do carro "mexendo no bolso".
O arquiteto e urbanista Kazuo Nakano, do Instituto Pólis, acrescenta que ainda há uma lacuna na sociedade sobre o debate metropolitano.
"Os municípios se fortaleceram com a Constituição de 1988, mas não se criou uma articulação", diz, lembrando da experiência em Londres, onde há uma instância de governo "para pensar além do município, o contexto metropolitano".
Nakano destaca a importância desse planejamento para não criar apenas cidades dormitórios, mas com oportunidades também de emprego, comércio, serviços e lazer.
Para Malta, as construtoras são "muito conversadoras, indo onde já deu certo". Por isso, destaca, é preciso incentivos para projetos urbanísticos.
De acordo com ele, esse processo do emprego ir atrás das moradias "é natural na classe média, mas a baixa renda não tem esse poder", faixa da população que é mais punida pelas deficiências no transporte público.
Além do projeto que está sendo elaborado pela prefeitura para a Concessão Urbanística Nova Luz, estão em andamento quatro operações urbanas na capital: Faria Lima, Água Espraiada, Centro e Água Branca -as duas últimas ainda precisam se adequar ao Estatuto das Cidades.
Essas operações promovem alterações estruturais, definindo novos parâmetros de ocupação e de adensamento. (TR)


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