São Paulo, domingo, 06 de junho de 2010

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FOCO

Comparação de preço com uso de celular obriga supermercados a mudar táticas

JONATHAN BIRCHALL
DO "FINANCIAL TIMES"

Quando a cadeia britânica de supermercados Asda lançou uma campanha de "garantia de preços", a iniciativa parecia ser mais uma rodada das batalhas de preços. Mas, para os varejistas, a campanha da Asda representa um sinal de que seu mundo está mudando, com o abandono das distinções entre lojas e mundo on-line.
Na Asda, os consumidores podem usar um site para comparar seus gastos aos que fariam em uma loja concorrente. Se o cliente provar que poderia ter economizado se tivesse comprado em uma rival, o site permite que ele imprima um cupom de desconto no valor da diferença e mais um centavo de libra.
De acordo com a Asda, cerca de 15 mil pessoas ao dia estão usando o site e a demanda "superou expectativas". O desafio para as redes é como lidar com consumidores que podem verificar preços não só em casa mas também nas lojas. O Shopsavvy e o RedLaser, por exemplo, oferecem dados de preços e localização de lojas próximas quando é fotografado com celular o código de barras de um item.
Uma nova estratégia, conhecida como "cerca geográfica", está sendo testada ou implementada por alguns grupos norte-americanos.
"A loja sabe a localização do comprador e sabe que ele fotografou o código de barras de um produto. O certo seria que ela oferecesse alguma coisa a ele, dizendo que "pelos próximos 30 minutos temos uma oferta especial para você'", diz Siva Kumar, presidente do TheFind.com.

Tradução de PAULO MIGLIACCI



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