|
Texto Anterior | Índice
FOCO
Comparação de preço com uso de celular obriga supermercados a mudar táticas
JONATHAN BIRCHALL
DO "FINANCIAL TIMES"
Quando a cadeia britânica
de supermercados Asda lançou uma campanha de "garantia de preços", a iniciativa
parecia ser mais uma rodada
das batalhas de preços.
Mas, para os varejistas, a
campanha da Asda representa um sinal de que seu mundo está mudando, com o
abandono das distinções entre lojas e mundo on-line. Na Asda, os consumidores
podem usar um site para
comparar seus gastos aos
que fariam em uma loja concorrente. Se o cliente provar
que poderia ter economizado
se tivesse comprado em uma
rival, o site permite que ele
imprima um cupom de desconto no valor da diferença e
mais um centavo de libra.
De acordo com a Asda, cerca de 15 mil pessoas ao dia estão usando o site e a demanda "superou expectativas".
O desafio para as redes é
como lidar com consumidores que podem verificar preços não só em casa mas também nas lojas.
O Shopsavvy e o RedLaser,
por exemplo, oferecem dados de preços e localização
de lojas próximas quando é
fotografado com celular o código de barras de um item.
Uma nova estratégia, conhecida como "cerca geográfica", está sendo testada ou
implementada por alguns
grupos norte-americanos.
"A loja sabe a localização
do comprador e sabe que ele
fotografou o código de barras
de um produto. O certo seria
que ela oferecesse alguma
coisa a ele, dizendo que "pelos próximos 30 minutos temos uma oferta especial para
você'", diz Siva Kumar, presidente do TheFind.com.
Tradução de PAULO MIGLIACCI
Texto Anterior: Brasileiro não engole alimento pela web Índice
|