São Paulo, quinta-feira, 06 de outubro de 2011

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Renault pretende lançar 13 novos modelos

Investimento de R$ 500 milhões vai ampliar a fábrica de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba

O projeto, com prazo até 2016, deve elevar de 5% para 8% a participação da marca francesa no mercado brasileiro

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA
VENCESLAU BORLINA FILHO
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

A Renault vai ampliar a presença no Brasil com o lançamento, até 2016, de 13 novos modelos de veículos. O anúncio foi feito ontem pelo presidente mundial da Renault-Nissan, Carlos Ghosn.
A marca francesa vai investir R$ 500 milhões na ampliação da fábrica, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), e aumentar a produção de 280 mil para 380 mil veículos por ano.
Com o investimento, a empresa pretende elevar a sua participação no mercado brasileiro dos atuais 5% para 8%. No ranking nacional, a empresa ocupa a quinta posição, atrás de Fiat, VW, GM e Ford. A expectativa para este ano é de que sejam vendidos 200 mil veículos.
A ampliação da fábrica, segundo a empresa, vai gerar mil novos empregos.

CRISE
Ghosn afirmou que a crise mundial não afetou o plano de investimento. Ele disse que o mercado brasileiro está em expansão e o investimento é estratégico para a América Latina.
"Eu não acredito que se possa ter uma crise em EUA, Europa e Japão e os emergentes continuarem a progredir sem nenhuma influência. Agora, a influência não vai tornar o Brasil um país sem crescimento. Ele vai continuar a crescer em qualquer circunstância." Ghosn citou que o índice de carros por habitante no Brasil - 250 por mil habitantes- ainda é muito abaixo da média europeia, de 550 carros por mil habitantes.
Para o executivo, a decisão do governo federal de aumentar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados apenas "reforçou o fato de que, para poder ter êxito no Brasil, você tem que investir no Brasil". A Renault, segundo Ghosn, pretende aumentar o índice de componentes nacionais em seus veículos, chegando a 90%, e fortalecendo a rede de fornecedores locais.

O repórter VENCESLAU BORLINA FILHO viajou a Curitiba a convite da Renault.


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