São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consultoria vê recorde de fusões para 2010

DE SÃO PAULO

As perspectivas de forte crescimento no Brasil devem levar o país a registrar neste ano o maior número de transações de fusão e aquisição entre empresas.
A previsão da consultoria KPMG leva em conta o resultado do primeiro trimestre, que foi 36% superior ao semestre anterior e 76% maior na comparação com mesmo período de 2009.
A consultoria acredita que a movimentação entre as empresas se intensifique no segundo semestre até ultrapassar as 699 transações de 2007, atual recorde.
Segundo o sócio da área de Fusões e Aquisições da KPMG, Luís Motta, o movimento deve ganhar força porque o nível de confiança está maior. Como os negócios demoram cerca de seis meses para fechar, os resultados do semestre refletem as transações antigas.
"Crise é sempre ruim para as fusões e aquisições. No segundo trimestre, os estrangeiros deram o gás que estava faltando", aponta.
Os estrangeiros voltaram a ampliar os negócios no Brasil. Os grupos de fora do país fecharam 77 acordos de fusão e aquisição com companhias locais.
As operações das internacionais se concentraram nos setores de propaganda e publicações, mineração, tecnologia da informação e energia.
Motta acredita que uma melhora no cenário europeu poderia aumentar os investimentos das estrangeiras no Brasil.
O comércio entre as transnacionais com presença no Brasil aumentou. Foram 46 operações entre elas, ante 28 no primeiro semestre de 2009.
A internacionalização das empresas brasileiras contribui para o aumento das transações, com 38 compras.
A maior movimentação foi registrada entre empresas nacionais. Foram 161 operações de brasileira com brasileira.
Nos setores, a tecnologia da informação liderou as transações, com 45 acordos. As empresas de óleo e gás ficaram em segundo, junto com companhias de açúcar e álcool. Os dois setores tiveram 21 operações cada um.


Texto Anterior: País é 4º mais difícil para estrangeiro abrir subsidiária
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.