São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JORNAIS

Canadense "Globe and Mail" investe em impressão colorida e com brilho

DE SÃO PAULO

O "Globe and Mail", diário canadense de maior circulação, estreou sua reforma gráfica na última sexta-feira. O editor-chefe, John Stackhouse, definiu a reforma como "a mais significativa" nos 166 anos de história do jornal.
Agora o jornal é 100% colorido e é o primeiro a ter páginas com brilho, como em uma revista. Para isso, fechou um contrato de 18 anos e 1,7 bilhão de dólares canadenses (R$ 2,8 bilhões) com a gráfica Transcontinental.
A reforma tenta diferenciar mais claramente o impresso da versão on-line, que também foi reformulada para melhorar a navegação e a funcionalidade do website.
Mas as mudanças não são somente gráficas. O jornal também anunciou que vai publicar mais reportagens ao estilo de revista e que vai investir em boas fotos e infográficos.
Apesar de a aposta vir em um momento em que se discute o futuro do jornal impresso, o "Globe and Mail" acredita no formato.
"Para alguns, a era digital parece pronta para enterrar o impresso. O redesenho do "Globe", longe de expressar qualquer perda de confiança em nosso meio original, comemora os seus pontos fortes, sua beleza e textura", afirmou em editorial do dia 30 de setembro.
A seu favor, o "Globe" tem as estatísticas: no último ano, a tiragem cresceu 5% em dias de semana e 6% em fins de semana, e o faturamento teve alta de 10%.
O tráfego on-line também cresceu (20%), bem como o por celular (500%). Porém, segundo dados da revista "Toronto Life", a receita com publicidade da versão virtual representa apenas 15% da gerada no impresso.
Segundo pesquisa do departamento de estatísticas da mídia canadense, divulgada no começo do ano, o "Globe" tem, em média, 1,1 milhão de leitores diários na semana.


Texto Anterior: Hidrelétrica tem pior setembro desde 2001
Próximo Texto: Reforço: BNDES fecha acordo que garante fatia na Hypermarcas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.