São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Argentina encomenda mais cédulas ao Brasil

País fará 900 milhões de notas neste ano

LUCAS FERRAZ
DE BUENOS AIRES

Em um acordo inédito, a Casa da Moeda do Brasil vai imprimir durante todo este ano cerca de 900 milhões de cédulas de peso para a Argentina.
O montante, correspondente a quase 80% do total de notas que circularam no ano passado, visa evitar o desabastecimento dos caixas eletrônicos.
Segundo a Folha apurou, serão produzidos no parque gráfico da Casa da Moeda, no Rio, 900 milhões de cédulas de 5, 20 e 100 pesos.
A produção será toda feita no Brasil, mas com papel, matrizes e tintas da Argentina, para evitar a descaracterização dos bilhetes.
A falta de "dinheiro vivo" na Argentina, problema recorrente, é um dos sintomas da alta inflação (cerca de 25%), segundo especialistas. O país tem a segunda maior taxa da América Latina, atrás apenas da Venezuela.
Para que não haja desabastecimento, e após uma crise que resultou na demissão do presidente da Casa da Moeda da Argentina, na semana passada, o banco central do país solicitou novo acordo com o Brasil.
Desde o ano passado circulam na Argentina pesos produzidos emergencialmente no Brasil, que imprimiu até agora 154 milhões de notas. Em dezembro, a população argentina enfrentou dificuldades para fazer compras, pagar contas e receber salários, já que houve escassez de dinheiro.
Segundo economistas independentes, que estimam uma inflação não oficial de 25% ao ano, seria preciso criar cédulas de maior valor. O governo resiste, já que admitiria inflação, ocultada por índices oficiais (em 2010 a taxa oficial foi de 10%).


Texto Anterior: Governo quer frear consumo no exterior
Próximo Texto: Vinícius Torres Freire: Corte na carne e corte de vento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.