São Paulo, domingo, 08 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grandes miram mudança para reter talentos

DE SÃO PAULO

Na tentativa de evitar a perda dos melhores funcionários para pequenas e médias empresas, as grandes companhias estão estruturando programas para reter seus talentos.
A estratégia não inclui apenas fisgar o profissional pelo bolso quando há possibilidade de aumento de salário, mas no estímulo a projetos capazes de colocar o espírito empreendedor do funcionário em prática.
"As empresas já descobriram que promoção, ou salários, não é suficiente. Os profissionais, principalmente da geração Y, são movidos a desafios", resume o professor Marcos Hashimoto, do Insper.
Na pauta estão estratégias que envolvem desde rotatividade de áreas até a liberdade para tocar projetos pessoais relacionados ao negócio, além de iniciativas capazes de estimular os profissionais a dar ideias que possam ser incorporadas rapidamente às operações.
O desafio não é fácil, principalmente enquanto as grandes crescem a taxas inferiores à faixa de 20% a 30% e se mostram muitas vezes lentas para agir.
A disputa com as médias e pequenas companhias pode ser especialmente difícil para profissionais em início de carreira com intenção de ter sua própria companhia.
Segundo Hashimoto, professor do Insper e Coordenador do Centro de Empreendedorismo, para muitos estudantes há a sensação de que vão aprender mais em uma estrutura com menos níveis hierárquicos e que permita compreender o funcionamento de diversas áreas ao mesmo tempo.
"Existe a sensação de aprendizado integral", afirma.
Uma das alternativas tem sido discutir em grupo como apresentar desafios interessantes às equipes.
Há duas semanas, representantes de 29 empresas reuniram-se no Insper para discutir o assunto. A experiência, que busca formas cada vez mais eficazes, se repetirá nos próximos meses.
(CF)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Adrenalina" e novos desafios atraem profissionais a empresas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.