São Paulo, terça-feira, 08 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo iPhone 4 ganha anúncios na tela

Mais leve, celular da Apple lançado ontem também tem câmera dos dois lados e definição quatro vezes maior

Empresa pretende abocanhar com a iAds metade do mercado de publicidade para celulares nos EUA

Robert Galbraith/Reuters
Steve Jobs manuseia o novo iPhone 4 para uma plateia de 5.000 desenvolvedores de aplicativos em San Francisco, EUA

MARIANA BARBOSA
ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

O presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou ontem um modelo de propaganda para aparelhos móveis com o qual pretende abocanhar, já no segundo semestre, 50% do mercado de publicidade americano desse segmento.
O anúncio foi feito ontem, durante uma conferência de desenvolvedores de aplicativos para aparelhos da Apple, em San Francisco.
No encontro, Jobs apresentou o aguardado iPhone 4, aparelho que, segundo ele, representa um enorme "salto evolutivo" na história do iPhone. O aparelho é o mesmo que foi encontrado em um bar da Califórnia em março e acabou parando nas mãos de um jornalista do blog de tecnologia Gizmodo.
Com contratos firmados com mais de 15 anunciantes -incluindo Nissan, Unilever, Disney e Chanel-, Jobs pretende transformar o iAds em uma máquina de fazer dinheiro tão poderosa quando os aplicativos.
"Vamos gerar US$ 60 milhões com o iAds só neste segundo semestre", disse Jobs, que passou as últimas oito semanas trabalhando no projeto do iAds. Os anúncios estreiam no dia 1º de julho. O mercado de propaganda para celular nos EUA deve movimentar US$ 250 milhões neste ano.
A loja de aplicativos da Apple contabiliza 5 bilhões de downloads, que renderam US$ 1 bilhão para os desenvolvedores -70% das receitas totais. No caso da publicidade, a Apple ficará com 40% da receita e 60% irão para os desenvolvedores.
"Queremos que vocês criem mais e mais aplicativos gratuitos ou de baixo custo", disse Jobs para a plateia de mais de 5.000 desenvolvedores que pagaram US$ 1.000 (mais passagem e hospedagem) para participar de seminários com engenheiros da Apple.
A venda dos anúncios é feita pela própria Apple. "Vocês só precisam dizer onde no aplicativo devemos colocar os anúncios", disse Jobs.

15 SEGUNDOS
Os anúncios compartilham a linguagem do iPhone, com vídeos de 15 segundos e aplicativos que entretêm e informam sobre os produtos.
O comercial apresentado na conferência era do novo carro elétrico da Nissan -"eles não queriam que eu mostrasse aqui, mas eu insisti", disse Jobs, arrancando risos da plateia.
Diferentemente das propagandas dos aplicativos dos velhos iPhone, o novo sistema operacional do iPhone 4 (iOS 4) permite ver o comercial sem sair do aplicativo. Na tela inicial do aplicativo, o anúncio parece um simples banner, mas basta um toque para o anúncio ocupar a tela inteira e outro para sair dele.
Os iAds dependem do iOS 4. Para não limitar a veiculação ao iPhone 4 e no novo iPod Touch, a partir do dia 21 será possível baixar a nova versão do sistema operacional gratuitamente no iPhone 3GS e 3G. Porém, nem todas as funções estarão disponíveis para os aparelhos mais antigos.


A repórter MARIANA BARBOSA viajou a convite da Apple


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Twitteiros derrubam rede em evento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.