São Paulo, sábado, 08 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Movimento defende novo regime tributário

DE SÃO PAULO

O MBE (Movimento Brasil Eficiente), lançado em agosto de 2010, defende uma reforma que simplifique o regime tributário brasileiro.
Uma das principais propostas do MBE é a criação de um ICMS nacional -este, aglutinaria os atuais 27 ICMS estaduais e eliminaria, por sua vez, IPI, PIS, Cofins e Cide.
"A atitude vigente no país em relação ao sistema tributário é parecida com a visão que se tinha na época em que se achava que nada poderia ser feito para combater a inflação alta. É preciso mudar essa mentalidade", afirma Paulo Rabello de Castro, coordenador do MBE.
Segundo Castro, as distorções provocadas pelo regime tributário contribuem para aumentar os preços dos produtos vendidos no país em relação aos praticados em outros mercados.
"Isso faz com que qualquer deslize do câmbio torne a indústria brasileira inviável."
O economista Júlio Gomes de Almeida, do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), concorda: "Temos de admitir que o Brasil é um país muito caro e de baixa produtividade. Algo precisa ser feito".



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Análise: Produção ineficiente e carga tributária tiram competitividade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.