São Paulo, terça-feira, 08 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Montadora confia em crédito de fim de ano

Produção de outubro cresce 1,7% em relação a setembro, mas, em relação há um ano, apresenta recuo de 9,5%

Empresas produziram 265,5 mil veículos no mês passado; no ano, volume soma 2,869 milhões de unidades

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE SÃO PAULO

A produção nacional de veículos (carros, caminhões e ônibus) registrou aumento de 1,7% em outubro em relação ao mês anterior. No período, foram fabricados 265,5 mil unidades, ante 261,1 mil do verificado em setembro.
Na comparação mensal com 2009 e 2010, a produção em outubro registrou o pior volume. A queda foi de 9,5% em relação ao mesmo mês de 2010 e de 13,3% ante igual período de 2009. No acumulado do ano, a fabricação cresceu 1,9%, para 2,869 milhões de veículos. Os dados foram divulgados ontem pela Anfavea (associação dos fabricantes de veículos) e demonstram uma desaceleração em consequência das medidas de restrição ao crédito tomadas no início do ano pelo governo.
Mesmo assim, a indústria de veículos prevê que a produção possa crescer 5% neste ano em relação a 2010, chegando a 3,690 milhões de unidades -novo recorde anual, segundo a Anfavea.
Para isso, a indústria confia na redução da taxa básica de juros (Selic) e no aumento da oferta de crédito. "O governo está muito atento a isso", disse o presidente da associação, Cledorvino Belini.
A taxa anual de juros para financiamento de veículos verificada em setembro foi de 20%, segundo a Anfavea. No mesmo período do ano passado, esse valor era de 18,7%. Quanto aos financiamentos, o aumento esperado para 2010 é de 10%.
Belini também afirmou que, nos meses de novembro e dezembro, as montadoras aumentam as campanhas e lançam produtos, o que estimula o consumidor a comprar veículos.

EXPORTAÇÃO
As exportações de veículos cresceram em outubro, segundo a Anfavea. O aumento foi de 17% em relação a setembro, para 52.249 unidades. Mesmo assim, a indústria mantém saldo negativo na balança, com mais importações no mês e no ano.
O emprego na indústria automotiva quase não registrou variação em outubro. No ano, o aumento foi de 7,6%, para 125.492 pessoas.


Texto Anterior: Vinicius Torres Freire: Um pouco de tumulto, por favor
Próximo Texto: Land Rover produzirá no Brasil, diz ministro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.