São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não há plano B para o país, diz Portugal Telecom

Portugueses afirmam não ter estratégia sem a Vivo

JULIO WIZIACK
DE SÃO PAULO

ELVIRA LOBATO DO RIO Um alto executivo da PT (Portugal Telecom) disse à Folha que a operadora só tem "plano A" e não negocia a entrada no controle da Oi nem como minoritária. Também negou a participação no leilão 3G junto com o grupo Ongoing, sócio da PT.
As duas possibilidades poderiam ser uma saída para continuarem atuando no Brasil, caso os acionistas da PT decidam vender sua parcela na Vivo à Telefónica por 6,5 bilhões.
Os sócios portugueses da PT (Banco Espírito Santo, Caixa Geral de Depósitos e Ongoing) são contra a venda e tentam convencer os outros acionistas, donos de 72% da PT, a negar a oferta, considerada insatisfatória.
Ainda segundo o executivo, não foi discutido o que fazer com o dinheiro, caso a decisão seja pela venda.
Mas a Folha apurou que começaram a surgir conversas com advogados da Oi e fundos de pensão acionistas da operadora. O grupo Ongoing também esteve na Agência Nacional de Telecomunicações e se disse interessado em participar do leilão 3G para novos grupos.

NO COMANDO DA OI, NÃO
Os controladores da Oi negam que haja conversa ou negociação com a PT e sustentam que o comando da operadora é ""inegociável".
O controle da Oi (50,1% do capital) é dividido entre os grupos La Fonte (família Jereissati), Andrade Gutierrez Telecomunicações e o fundo de pensão dos empregados da Oi, o Atlântico.
O resto está com a BNDES Participações (31,38%) e com os fundos de pensão Previ (12,948%), Petros (2,739%) e Funcef (2,79%). A BNDESPar vai reduzir sua participação para 16,89% para que Petros (dos funcionários da Petrobras) e Funcef (da Caixa Econômica Federal) atinjam 10% cada um.
O BNDES está prestes a publicar o edital para o leilão das ações. Ele será aberto a outros interessados, mas, caso eles adquiram os papéis, serão tratados como minoritários devido ao acordo de acionistas costurado pela Oi após a compra da Brasil Telecom. E isso não interessa aos portugueses da PT.


Texto Anterior: Convocação: GM faz recall de 1,5 milhão de veículos
Próximo Texto: Cielo aceitará cartões da MasterCard
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.