São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2010

Texto Anterior | Índice

Câmara aprova MP de retaliação sobre propriedade intelectual

DE BRASÍLIA - A Câmara aprovou ontem a medida provisória 482, que viabiliza a aplicação, pelo Brasil, de sanções autorizadas pela OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre os direitos de propriedade intelectual de outros países quando eles descumprirem o acordo constitutivo do órgão. O texto ainda vai ao Senado.
Após sete anos de disputa, o Brasil ganhou da OMC, em novembro de 2009, o direito de retaliar os EUA em até US$ 830 milhões (no cálculo para este ano) em razão de subsídios considerados ilegais concedidos a produtores de algodão.
A maior parte (US$ 591 milhões) é sobre bens, cuja lista de alvos está pronta com 102 itens. A menor parte é a retaliação cruzada no setor de propriedade intelectual, mas é a que tem maior peso político.
Lula editou em fevereiro a MP, que prevê a chamada retaliação cruzada. Mas o processo deve demorar. Após a medida ser aprovada pelo Congresso, o governo precisa formular a lista das áreas e bens que podem ser retaliados -que pode ir de remédios a filmes.
Depois dessa etapa, a Camex (Câmara de Comércio Exterior) precisa aprovar a relação e submetê-la à análise dos importadores.


Texto Anterior: Cinema: "Avatar" salva bilheteria fraca nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.