São Paulo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

E EU COM ISSO?

Brasileiro fica mais pobre em novembro

DE SÃO PAULO

A maioria dos brasileiros ficou mais pobre em novembro com o rendimento real negativo de praticamente todas as aplicações financeiras.
Com inflação ascendente, o dinheiro perde o seu poder de compra e desestimula os investidores a guardar recursos excedentes.
Também é um convite às pessoas a consumir mais antes que o dinheiro compre menos produtos.
A lógica é a mesma da época de inflação, quando as famílias brasileiras seguiam ao supermercado no dia do pagamento para estocar alimentos e outros produtos que ficariam mais caros ao longo do mês.
No momento, não há muito o que fazer. A poupança e as demais aplicações financeiras só renderão mais quando o Banco Central elevar as taxas de juros da dívida do governo.
A ação deve estimular a captação da poupança e dos fundos que investem na dívida pública, reduzindo as expectativas de inflação e contendo os aumentos.
Fenômeno global, a inflação mundial é estimulada pela desvalorização do dólar americano, que incentiva a procura pelos investidores por refúgio em ativos reais, como alimentos, commodities, ações, imóveis e moedas alternativas (como o real).


Texto Anterior: Poupança tem pior rendimento em sete anos
Próximo Texto: Europa em crise: Orçamento irlandês terá corte de 6 bi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.