São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Antes imunes, computadores Mac se tornam alvo de hackers

DO "FINANCIAL TIMES"

Um dos tipos de infecção mais comuns e dispendiosos começa a atingir os computadores Macintosh, o que sinaliza o fim de uma era da inocência para os usuários das Apple, que até o momento haviam escapado a problemas comuns de segurança na computação.
Falsos programas antivírus, conhecidos como "scareware", enganam proprietários de computadores padrão PC e agora Mac com avisos de que foram infectados e depois exigem pagamentos com cartões de crédito.
Ainda que haja várias maneiras para que comece a infecção por "scareware", um dos gatilhos é a capacidade do navegador de baixar programas automaticamente.
Nas últimas semanas, usuários de Macs encontraram o problema, com "scarewares" nomeados MacDefender, MacSecurity e MacProtector, ao utilizar o Safari, navegador padrão da Apple.
Os programas apresentam interfaces de aparência profissional e estão instalados em anúncios em sites de mídia e em retornos de buscas oferecidos pelo Google.
Para os usuários de Macs que operam com o Safari em modo padrão, o que permite o download automático de arquivos "seguros", os programas malignos começam a se instalar automaticamente e depois solicitam senhas.
Segundo o site de notícias ZDNet, a instrução da Apple aos funcionários foi não confirmar ou negar infecções e encaminhar usuários às lojas on-line.
A empresa postou artigo em seu site no qual reconhecia o problema e oferecia orientação passo a passo para remover softwares.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Assinatura para iPad é "liberada" da App Store
Próximo Texto: Setor de moda investe em reciclados e artesanato
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.