São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Investimento em imóveis comerciais cresce no mundo

As transações imobiliárias comerciais no mundo quase dobraram no primeiro semestre deste ano, sustentadas pelos investimentos realizados fora do mercado local, que voltaram aos níveis pré-crise.
Os investimentos imobiliários comerciais globais totalizaram US$ 132 bilhões nos primeiros seis meses deste ano, ante US$ 76 bilhões em igual período do ano passado, segundo a consultoria Jones Lang LaSalle.
Os negócios realizados fora do país do investidor atingiram US$ 56,8 bilhões, com alta de 141%.
"O crescimento reflete a diminuição do medo dos investidores e o aumento da tolerância ao risco", diz André Rosa, diretor regional no Brasil da Jones Lang LaSalle.
Os investidores começam a procurar oportunidades para recompor os seus negócios, inclusive fora de seu mercado local, de acordo com Rosa.
No mercado brasileiro, os investimentos no setor atingiram R$ 3,6 bilhões (cerca de US$ 2,1 bilhões) no primeiro semestre, valor praticamente igual ao registrado em todo o ano de 2007, considerado um dos melhores anos para o setor.
A consultoria estima que o volume global no final deste ano deva ficar entre US$ 275 bilhões e US$ 300 bilhões, bem acima do resultado registrado no ano passado, de US$ 209 bilhões.

VIGILÂNCIA SOBRE RODAS
A empresa de rastreamento de veículos Tracker do Brasil, que atuava com foco no atendimento de seguradoras, vai alterar sua estrutura para ampliar a presença no atendimento ao consumidor final.
Até o ano passado, o varejo representava só 10% de seu faturamento no país.
Uma estrutura comercial foi montada, com investimento em força de vendas e um departamento em São Paulo, com representantes no interior, em Minas Gerais, Rio, Espírito Santo e Rio Grande do Sul para atuar na região Sul.
A entrada em vigor da resolução 245 do Contran, que exige a instalação de dispositivos de vigilância remota nos veículos, deve impulsionar o crescimento da empresa, segundo François Barnier, presidente.
"Ainda não é possível prever o impacto disso para a empresa, mas certamente vai trazer aquecimento."

PROVADOR
A grife feminina Carina Duek pretende chegar a todas as capitais e grandes cidades do Brasil até 2012 com lojas próprias e participação em multimarcas.
A meta do presidente da marca, André Duek, sobrinho de Tufi Duek que conduziu a venda da Forum em 2008, é alcançar faturamento de R$ 50 milhões.
Com investimento de R$ 10 milhões, a expansão abrange a abertura de lojas em São Paulo, Belo Horizonte, Rio, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Vai aumentar das atuais 200 para 400 a presença em multimarcas no país.
A marca começou com cinco funcionários em 2008 e vai fechar o ano com cerca de cem, de acordo com André Duek.
"Estamos trabalhando o projeto de exportação para Europa e já recebemos pedidos de produtos licenciados da marca", afirma o empresário.

PARA UM JOVEM ECONOMISTA

Demian Fiocca, ex-presidente do BNDES e da Nossa Caixa

"Procure o conhecimento, mais do que a novidade", recomenda a iniciantes o economista Demian Fiocca, ex-presidente do BNDES e da Nossa Caixa.

Conselhos "Mantenha o espírito crítico. É possível fazer carreira seguindo uma moda, mas o aconchego de um grupo pode deixá-lo autocomplacente. O que tem valor, e dá verdadeira satisfação, é a busca por conhecer como a economia funciona de fato. Não receie ter opiniões próprias discordantes da média, quando surgirem da aplicação intelectualmente honesta de seu melhor conhecimento. Uma dose de ousadia, se autêntica, ajuda na carreira."

Livro "A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda", de J. M. Keynes. "Acredito no valor de ler as grandes obras. Busque artigos e livros originais de cada escola de pensamento, os fundadores de cada paradigma. Aprende-se mais rápido."

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES



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