São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo quer criar "Procon empresarial"

Objetivo é proteger a indústria nacional

DE BRASÍLIA

O governo estuda a criação de um canal de diálogo com empresários que se sentem prejudicados pela concorrência desleal provocada por alguns itens importados. A ideia é facilitar que as empresas, principalmente indústrias, possam alertar o governo quando houver indícios de comércio desleal.
As principais reclamações têm sido a importação de produtos com preço abaixo dos valores de mercado. Contra essa prática, o governo pode aplicar um Imposto de Importação mais alto.
Esse canal de comunicação funcionaria como uma espécie de "Procon" para receber denúncias de prática anticoncorrencial. O Ministério do Desenvolvimento disse que os detalhes serão divulgados em breve.
Uma das medidas já anunciadas pelo governo é a exigência do selo de qualidade do Inmetro em uma lista ampliada de importados. A fiscalização será feita na alfândega, não mais nas lojas.
Um dos eixos mais importantes de proteção será a nova política industrial, a PDP 2 (Política de Desenvolvimento Produtivo), que deve ser lançada em abril.
(JULIANA ROCHA)


Texto Anterior: Gameworld 2011
Próximo Texto: Negócios: Grupo AOL vai cortar 900 postos de trabalho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.